Conheça nossas dicas para se preparar e começar o ano planejando sua reforma dos sonhos em casa
Com a chegada de um novo ano, surge o desejo de tirar planos do papel e um objetivo muito comum é de finalmente planejar reforma em casa. Iniciar uma obra é o sonho e também o pesadelo de muitas pessoas, pois além do orçamento, pode envolver mudanças na rotina da família.
Por isso, o segredo está em um bom planejamento, que permita evitar imprevistos e minimizar gastos extra. Além disso, existem diferentes contextos para uma reforma, como a compra de um imóvel que precisa de renovação, mudanças hidráulicas ou elétricas, necessidade de ampliação de espaços ou modernização de ambientes.
Cada um exige orçamento e prazos diferentes, mas todos podem ser facilitados com um bom planejamento. Afinal, uma obra não começa com o “quebra-quebra”, mas bem antes, com análises de preços, consulta a profissionais e, principalmente, um bom projeto.
Passo a passo para planejar reforma em casa
Sua necessidade atual é trocar todo o piso da casa? Ou melhorar o layout da cozinha? Ou talvez transformar um cômodo em um espaço funcional como quarto ou escritório? Como falamos, cada reforma tem suas peculiaridades, mas o importante antes de tomar qualquer decisão é ser objetivo.
Por isso, antes de começar seu planejamento, tenha em mente o que será feito pois, acredite, uma coisa leva a outra, e é comum as pessoas se verem em uma reforma maior do que o esperado – e também mais cara do que o planejado. Com isso em mente, veja o passo a passo para se planejar:
1- Defina o orçamento
Entender quanto você pode gastar é o primeiro passo para começar uma obra. Por isso, é preciso delimitar um teto para garantir que os valores não excedam. É comum que existam gastos imprevistos durante uma reforma, portanto é importante contar também com uma reserva emergencial.
Dependendo do tamanho da obra, porém, é necessário começar pelos orçamentos, para entender com os profissionais adequados valores médios que serão gastos em itens que podem não ser contabilizados inicialmente, como cimento e materiais para acabamento.
2- Defina prioridades
É claro que todos querem ter a casa dos sonhos, mas na hora de transformar isso em uma planilha de gastos, pode parecer difícil tirar do papel. Por isso, o ideal é priorizar as etapas ou materiais que são imprescindíveis e, assim, equilibrar as contas.
Uma cozinha pode ter uma grande bancada de pedra feita sob medida, e então revestimentos mais simples e baratos, por exemplo. Portanto, na hora de definir um projeto, entenda o que é prioritário e o que pode ser adaptado para uma versão mais econômica, como por exemplo o uso de cimento queimado ao invés de piso de porcelanato.
3- Crie um projeto
Antes de começar a obra, é preciso ter clareza sobre o que espera como resultado final. Ao contratar um arquiteto, esse profissional ficará responsável pelo projeto, mas em obras mais simples ou que não necessitam grandes mudanças, isso pode ficar a cargo dos moradores.
Existem aplicativos que podem ajudar a criar um projeto do zero e, além disso, coletar referências usando o Pinterest pode ajudar a visualizar o que espera para o ambiente.
4- Estabeleça um cronograma
Embora nem sempre as etapas fiquem prontas exatamente no prazo estabelecido, ter um cronograma ajuda a controlar o andamento da obra e facilita a rotina dos moradores. Isso, porém, deve ser feito em parceria com o responsável pela obra, que poderá fornecer prazos mais realistas.
5- Faça você mesmo
Quando se fala em reforma, a ideia é fazer transformações que exigem mão-de-obra especializada, como arquitetos, empreiteiros e pedreiros. Mas isso não significa que o processo não possa incluir o DIY, ou faça você mesmo.
No processo de decoração, revestimento de paredes, iluminação e até em detalhes da decoração existem muitas possibilidades de DIY usando gesso, painel ripado e até materiais reciclados que ajudarão a trazer personalidade e individualidade para a casa.
O DIY também pode ser aplicado aos móveis, o que oferece a possibilidade de economizar enquanto cria algo sob medida.
Planejar reforma em casa não precisa ser um pesadelo se o projeto for feito com antecedência e com o apoio de profissionais qualificados. Assim, você pode começar o ano se preparando para transformar em realidade sua casa dos sonhos.