Os móveis são a parte mais cara da renovação da casa, mas com criatividade é possível transformar algo antigo em uma nova peça. Veja como:
É comum encontrar um móvel em casa que já está antigo, gasto ou não combina mais com a decoração. Porém, substituir nem sempre é a opção mais econômica ou ainda, mesmo que seja trocado por um modelo mais novo, não significa que precisa ser descartado. Com algumas ideias e materiais, é possível renovar móveis e até transformá-los totalmente para ocupar novos espaços.
Por isso, neste texto vamos mostrar muitas dicas e ideias para conseguir reaproveitar móveis antigos e transformá-los em algo diferente gastando pouco.
Como renovar móveis
Em geral, as reformas exigem paciência e, em alguns casos, um pouco de força. Mas o resultado é um móvel com cara de novo, que pode combinar com outros estilos de decoração, ou se tornar útil em outro cômodo. Confira:
Armários embutidos
Um dos “terrores” da casa são os móveis embutidos, especialmente na cozinha. Por mais bonitos e eficientes que eles sejam, a ação do tempo e o ambiente exposto à gordura agiliza o processo de deterioração.
Mas renovar esses móveis é possível e existem diversas opções. Uma delas é com adesivo. Por conta da popularização desta técnica, hoje no mercado existem muitas variedades de cores e até texturas, portanto ele pode ser aplicado tanto nas portas como também no balcão.
Antes de começar é preciso fazer uma boa limpeza, usando desengordurantes para que a superfície fique higienizada. Depois, é só definir o tamanho para fazer os cortes e colar. No caso das portas, o ideal é tirá-las para poder envelopar de todos os lados. Veja o exemplo abaixo:
Pintar também é uma opção, mas para muitos é muito trabalhoso, pois exige lixar muito bem o móvel antes. Mas, com o truque apresentado no vídeo abaixo, essa etapa não é necessária.
Ao invés de lixar, é só usar batida de pedra, um selante que geralmente é utilizado em peças automotivas. O produto deixa a superfície áspera e facilita a adesão da tinta. Confira:
Moldura
As molduras fazem parte de um estilo de decoração clássico e, em proporções maiores, são comumente encontradas em museus que preservam cômodos antigos. Mas essa característica se perpetuou e se atualizou, e hoje serve para compor cabeceiras de camas e até paredes.
Mas as molduras também podem ser colocadas em móveis, em versões de MDF ou gesso e, com um complemento na pintura, deixam a peça com outro aspecto. Veja neste exemplo:
Nova funcionalidade
Se em alguns casos o móvel pode ser reformado, em outros ele pode virar outra coisa. No vídeo abaixo, o que era uma estante básica com nichos, se transformou em um banco baú, ganhando duas funcionalidades:
Já neste exemplo, uma estante básica de MDF ganhou personalidade com uma pintura e adição de portas forradas com juta, que combinam com a decoração boho.
Por fim, mesmo os móveis que parecem sem salvação tem conserto. No vídeo abaixo uma peça de cozinha desgastada e enferrujada se transformou em um aparador. Para isso, a ferrugem foi retirada com lixa apropriada, e antes da pintura foi usado um produto adequado para proteger. Para completar e servir como pé, cabos de vassoura pintados dão o toque final. Confira:
Sobras de móveis
Sim, é possível reaproveitar somente uma parte do móvel. Caso a estrutura não esteja boa, pode ser que a peça não tenha salvação, mas será que algo não pode ser reaproveitado? No exemplo abaixo o armário se foi, mas as portas serviram para criar uma estante nova.
Para isso, é necessário cortar a madeira, portanto se não tiver o equipamento em casa ou não saiba como usar, peça a um marceneiro para fazer de acordo com o tamanho das portas. No exemplo, ela também usa a já citada batida de pedra, que é uma aliada na renovação dos móveis, pois serve como um “primer” e é utilizada antes da pintura, facilitando a aplicação da tinta.
Do lixo ao luxo
Por fim, algo que não serve mais para alguém pode se transformar em algo novo nas mãos de outra pessoa. Encontrar itens na rua e em caçambas pode até parecer estranho à primeira vista, mas a criatividade permite pegar algo velho e fazer algo novo.
No vídeo abaixo, por exemplo, o pedaço de um guarda-roupas descartado se transformou em uma estante com portas e um espaço aberto. Além de lixar e pintar, foi necessário utilizar madeira pinus para fazer as prateleiras internas. Com isso, um roupeiro que já não tinha propósito se tornou uma peça de destaque na sala.
Embora renovar móveis seja um passatempo para alguns, pode ser uma nova experiência para quem ainda não tem habilidades. Com esses vídeos, você pode se inspirar e transformar as peças de casa gastando pouco.