Entenda como misturar diferentes referências e dar um toque de personalidade na hora de planejar a decoração de casa
Clássico, romântico, retrô, industrial. Quando se trata da decoração de casa, existem muitos estilos para se inspirar. Mas e quando os moradores da casa tem perfis diferentes? Ou então mais de uma dessas estéticas fazem sentido nos ambientes? É possível combinar estilos de decoração e criar algo original. Quer saber como? Continue lendo este texto e vamos contar tudo.
Não é de hoje que a mistura de estilos prevalece na hora de pensar nos detalhes da decoração. A verdade é que não existem regras e, planejando bem, é possível fazer diferentes combinações.
Essa foi, inclusive, a previsão do Pinterest para esse ano e está alinhado até com as referências pop em alta, desde os sucessos cinematográficos de Barbie e Oppenheimer, até os desejos de trazer a natureza, seja o mar ou o campo, para dentro de espaços pequenos.
Para se ter uma ideia, o Pinterest aponta um crescimento de 75% no termo “cozinha brega” e 145% no termo “estilo faroeste gótico”. Parece uma grande confusão, mas essas tendências estão alinhadas com vontades das pessoas e o impacto da cultura pop em nossas vidas.
Como combinar estilos de decoração
Na hora de escolher o estilo de casa, vale tudo. Mas, entender como essas referências estéticas funcionam em conjunto pode ajudar a criar um ambiente mais harmônico. O primeiro passo para isso é entender o que gosta, quais são os principais estilos de decoração, e quais elementos combinam mais com a personalidade dos moradores.
Para descobrir qual sua estética favorita, olhe para o que você já tem e mais gosta, e reúna referências na internet. O próprio Pinterest costuma ser utilizado para isso, mas até mesmo uma pasta com imagens salvas no computador pode ajudar a iniciar esse processo.
Ao se deparar com uma sala decorada que gosta, tente definir quais itens o atraem para a imagem: pode ser a combinação de estampas, o sofá com uma cor diferente, os detalhes de madeira. Esses elementos ajudam a entender o que quer aplicar em casa.
Assim, depois de um período de pesquisa, vai se deparar com uma série de imagens que, vistas em conjunto, darão um senso mais amplo do que te atrai na decoração. A partir daí, é só começar o planejamento, misturando essas referências. É uma questão de equilibrar texturas e cores e entender o que combina e pode resultar em algo interessante. Veja como:
Defina a paleta de cores
A maneira mais eficiente de harmonizar os ambientes e trazer elementos claros de diferentes estilos é através de uma paleta de cores definida. Ela servirá como base para as escolhas seguintes, seja dos itens decorativos, tapetes e cortinas, madeiras e metais.
O segredo ao criar essa paleta quando mais de um estilo está envolvido é criar contrastes, então misture cores escuras com tons claros, tecidos pesados com outros mais leves de algodão, combine móveis com linhas retas e peças arredondadas.
Uma sala composta com móveis de madeira escura herdados de parentes podem automaticamente criar um clima clássico ou retrô. Dosar isso com quadros coloridos, por exemplo, pode trazer modernidade e unir novo e velho.
Não tenha medo de ousar
Muitas vezes escolhemos tendências em alta como referência, e acabamos deixando de lado aspectos da personalidade, com medo de não combinar. Mas essas estéticas são exatamente isso, referências. Elas podem até servir como base, mas nossa casa tem que ter a nossa cara.
Então, se você quer aplicar a decoração escandinava, marcada por plantas e luz, elementos naturais e cores claras, vai fundo. Mas se gosta de cores mais escuras, inclua preto, verde escuro, azul marinho e similares na paleta sem medo.
Se quer fazer algo mais clássico, mas ama vermelho, utilize a cor em um móvel de destaque, como sofá, mesa ou cadeiras, e combine com detalhes mais sóbrios e claros.
Imprima sua personalidade
O que torna uma decoração atrativa, além de escolhas harmoniosas, é a personalidade dos donos da casa. Imprima suas características, hobbies e outros atrativos, independente do estilo escolhido.
Se gosta de cinema, inclua elementos como pôsteres ou livros sobre o tema. Se quer trazer lembranças de viagens, dê destaque para esses bibelôs em uma parede, aparador ou estante.
Renove os clássicos
Só porque uma peça está na família há muitos anos, não significa que saiu de moda. Primeiro, pois a própria moda é cíclica, segundo porque mesmo um ambiente moderno pode ter peças clássicas.
Quem quer se inspirar em uma decoração tipicamente brasileira pode optar por peças que já foram sucesso no passado, e criar um ar nostálgico. Tem recordações de família? Inclua fotos antigas em molduras com diferentes tamanhos e cores e espalhe por uma parede. Renove um móvel de infância e leve a memória do passado, mas com nova utilidade. São esses pequenos detalhes que deixam uma casa realmente decorada de forma única.
Além de combinar estilos de decoração, transforma o lar em um lugar cheio de história e momentos importantes, fazendo da casa um espaço receptivo e aconchegante.