Vale a pena reformar antes de vender?

Vender um imóvel é uma decisão muito importante. Seja qual for o motivo da venda, quem coloca um imóvel à venda quer conseguir um bom dinheiro em troca, certo? Pensando nisso, muitos proprietários decidem reformar o espaço antes de colocá-lo no mercado. A pergunta que não quer calar: isso vale a pena?

 

A resposta pode surpreender algumas pessoas, mas a verdade é que, dependendo de determinadas condições do imóvel, nem sempre é uma boa ideia reformá-lo antes da venda. Por isso é que, como muitas coisas na vida, a resposta é que depende. Pensando nisso, separamos para você algumas dicas sobre o que vale a pena reformar e ou que não vale, para evitar gastar dinheiro à toa e conseguir, de fato, uma boa negociação.

 

O que vale a pena reformar

 

Uma pessoa que está procurando um novo imóvel geralmente quer, antes de mais nada, um lugar bonito e confortável. Afinal, é nisso mesmo que reparamos de primeira quando conhecemos um novo lugar, não é mesmo? Por isso, vale a pena trocar pisos, azulejos e cerâmicas desgastados, pintar as paredes, enfim, fazer algumas alterações estéticas para transmitir aos potenciais compradores uma sensação de conforto e limpeza.

 

As estruturas elétricas e hidráulicas só devem ser reformadas se estiverem velhas, inadequadas ou oferecendo risco de segurança, inclusive porque se alguma coisa estiver fora dos padrões, o comprador que for surpreendido pode buscar meios legais para ser indenizado.

 

O que não vale a pena reformar

 

Não faça grandes mudanças na estrutura do imóvel. Alterações na planta original podem desvalorizar o espaço e “afugentar” compradores. Grandes alterações são justamente algo que deve ficar ao encargo do novo dono. Do mesmo modo, não gaste dinheiro com jardins, garagens, estilizações na cozinha, armários embutidos etc.

 

Lembre-se que a maior parte dos compradores está interessada no imóvel em si, tendo outros gostos e preferências para os cômodos e áreas, que provavelmente reformará sozinho depois de adquiri-lo. Mexa só no que for fundamental!

 

Por isso, antes de tomar decisões sobre o que reformar, considere essas dicas e entenda o que é verdadeiramente necessário alterar no seu imóvel, a fim de não gastar dinheiro à toa e conseguir uma boa venda.

Deixe um comentário