Ultrapassado ou em alta? Veja 6 tendências que estão de volta na decoração

Itens de decoração, como a moda, são cíclicos, e 2023 chega cheio de referências à casa brasileira de décadas passadas. Confira os itens que foram sucesso no passado, e voltam com tudo para a decoração no próximo ano

A moda é cíclica e, de tempos em tempos, vemos ressurgir tendências que foram sucesso há 10, 20 ou 30 anos, mas com uma nova roupagem. Com a casa não é diferente e é comum ver alguns itens e conceitos antigos voltarem a fazer sucesso. Entre as novidades da temporada 2023, algumas tendências estão de volta na decoração.

Os estilos vintage e retrô já são formas de decoração utilizadas, e sempre trazem elementos antigos, restaurados ou inspirados em tendências de décadas passadas para imóveis novos. Mas, além disso, alguns elementos decorativos, cores e texturas podem ser aplicados mesmo quando não há um “tema” para a decoração.

Destacam-se os anos 1960 e 1970, especialmente da arquitetura brasileira, que voltam com tudo e dão aquele ar de nostalgia para a casa. Confira:

Formas arredondadas

De modo geral, 2023 será um ano com muitas aplicações de móveis e decorações com formas mais naturais. Os quadrados e retângulos saem, e as curvas tomam conta. Especificamente na sala, veremos sofás mais arredondados, que lembram modelos muito utilizados nas casas dos anos 1970.

Sabe aquele apoio de sofá redondo, ou aquelas poltronas com cara de puff? São eles que devem dominar as salas de estar no próximo ano, inclusive em tons mais coloridos e fortes, como laranja e tons terrosos.

Nos outros cômodos essa referência também permanece, em itens como espelhos, cadeiras, luminárias e até na bancada da cozinha.

Casa de vó

Madeiras escuras, cristaleiras e aqueles detalhes clássicos da casa da avó brasileira também vão ficar em alta. Claro que, repaginados e aliados a referências modernas. Alguns chamam de estética afetiva, outros de nostalgia, mas a base é a mesma: criar uma casa aconchegante e cheia de memórias.

Com isso, álbuns e retratos de família, lembrancinhas de viagens, louças antigas e outros itens que contam histórias ganham destaque nas paredes e nas prateleiras. E, claro, para dar o toque final, não esqueça dos adereços de crochê.

Palha indiana

Apesar desse detalhe fazer parte do conceito “casa de vó”, ganha um destaque próprio porque a palha indiana, mais brasileira do que nunca, é uma das principais tendências de decoração para 2023. Comum em cadeiras e biombos, em 2023 ela aparece em móveis novos.

Quem gosta de garimpar peças antigas se depara com a palha o tempo inteiro, mas no próximo ano ela ganha ares modernos em racks e aparadores, armários da cozinha e quarto, e até na iluminação e acessórios.

Tijolo de vidro

Junto com as pastilhas, os tijolos de vidro marcaram um período da arquitetura brasileira. E em 2023 eles voltam para trazer iluminação e um toque antigo aos ambientes modernos. Afinal, esse é justamente seu diferencial: pode ser aplicado em ambientes contemporâneos.

Comum nos anos 1980, inclusive com diversas cores, por enquanto o foco é na transparência e na entrada de luz. Aqui, eles também recebem uma releitura moderna, inclusive combinados a estilos como o industrial. Também é uma ótima forma de dividir espaços dentro da casa e limitar cômodos.

Granilite

Outro clássico da casa brasileira, o granilite deu lugar a ardósia e outros pisos frios nos últimos anos. O que restou do interesse por essa pedra foi relegado aos ambientes externos, mas não mais.

Em 2023, o granilite vai estar por toda parte, inclusive nas paredes. Esse revestimento, marcado por uma cor principal e vários “caquinhos” que dão textura e tornam as peças únicas, combina com a casa toda.

Pode ser utilizado no banheiro, cozinha, sala, nas paredes, nas bancadas e nas pias; ou ainda como destaque do ambiente, ou só um detalhe para agregar à decoração. Para completar, ele também vai tomar conta dos móveis, como mesas, aparadores e vasos.

Cores fortes

Quando pensamos na arquitetura dos anos 1970 no Brasil, é impossível deixar de lado as cores fortes que ocupavam os revestimentos do chão ao teto, especialmente nos banheiros e cozinhas. Até hoje alguns apartamentos em prédios mais antigos guardam a memória desse período cheio de cor, inclusive na porcelana da pia e privadas.

Pois essas cores, incluindo marrom e tons terrosos, laranjas e amarelos, vão dominar a decoração. Em geral, 2023 será o ano das cores fortes, mas resgatando essa moda do passado, os tons que dominaram décadas atrás vão voltar a se destacar nas casas.

E aí, gostou das tendências que estão de volta na decoração? Já pensou em qual delas vai aplicar na hora de renovar a casa?

Deixe um comentário