Temas e DIY para decoração de quarto infantil

Veja ideias criativas para decorar o quarto das crianças e criar um cômodo original e inspirado em seus personagens favoritos

As crianças são cheias de criatividade e, muitas vezes, isso é refletido na decoração, seja inspiração em temas que eles gostam ou seus personagens favoritos de filmes e desenhos. Planejar a decoração de quarto infantil traz alegria e os estimula a soltarem a imaginação. Além disso, o DIY ainda permite que pais e filhos trabalhem juntos e passem tempo de qualidade criando algo especial.

Realizar os sonhos dos filhos é o desejo de todos os pais, mas nem sempre isso cabe no orçamento, por isso apostar no “faça você mesmo” é uma forma econômica de dar vida a essas ideias.

Decoração de quarto infantil

Espaço costuma ser um desafio e, quando há mais de uma criança, é preciso planejar bem o cômodo. Portanto, se for investir, aposte em beliches e aproveite para fazer o próprio guarda-roupa customizado.

É importante, porém, encontrar uma área para que as crianças consigam fazer atividades, desde lições de casa, até pinturas e outros trabalhos manuais que os ajude a explorar a criatividade. Veja como usar DIY na decoração do quarto das crianças:

Referências

Antes de começar, reúna referências relacionadas ao tema que os pequenos desejam reproduzir. O Pinterest costuma ser uma boa fonte de referências estéticas, e até mesmo de dicas de DIY.

Além de fornecer inspiração para decorar, ainda ajuda a descobrir quais cores usar e pode fornecer novas ideias. Aproveite para criar um moodboard no computador ou até mesmo em uma cartolina, recortando imagens e personagens para ajudar a dar vida ao projeto.

Foque na paleta

Por falar em cores, além de ajudar a entrar no clima do tema escolhido pelas crianças, serve como base para as escolhas na hora de pintar móveis e objetos específicos, como molduras de quadros e até abajur.

Se a inspiração for, por exemplo, a Barbie, o rosa com certeza vai ser o destaque. Mas balancear as cores com azul ou amarelo pode equilibrar os tons, e permite um resultado mais harmonioso. Uma vez definida a paleta, ela deve ser a referência para tudo, evitando misturar muitas cores e perder o efeito desejado.

Se a inspiração for os personagens da Marvel, por exemplo, escolha as cores que representam os heróis e utilize-as como base nas paredes, como no vídeo abaixo:

Inspire-se nas crianças

Se você perguntar para o seu filho como ele imagina o quarto, mil ideias podem surgir. Algumas, obviamente, podem ser impossíveis de reproduzir, mas outras não. Uma parede toda desenhada por eles, um teto com estrelas, uma casa de bonecas ou um arco-íris são sugestões possíveis.

Se o desejo é se transformar em astronauta, por que não fazer uma parede cheia de planetas? Ou transformar o quarto em um céu e pintar balões coloridos voando?

A imaginação das crianças pode ser o ponto de partida para criar algo único, usando o que tem disponível em casa. Essa casa de bonecas abaixo, por exemplo, é feita de caixa de papelão e materiais reciclados:

Reaproveite brinquedos antigos

Sabe aquele brinquedo legal, mas que já não é utilizado? Ou até mesmo algo mecânico que quebrou e ficou esquecido em alguma caixa. Brinquedos antigos, bem como desenhos e artes feitas pelas crianças podem se transformar em decoração. No vídeo abaixo, carros foram adaptados e transformados em quadros nessa transformação cheia de DIYs:

Capriche nos detalhes

Ter bonecos, bichos de pelúcia e roupa de cama de certo personagem ou desenho pode estar fora do orçamento, mas isso não significa que a história favorita das crianças não possa ser representada de outras formas.

Com alguns pôsteres de filmes ou até impressões A4, os personagens podem se tornar protagonistas ocupando uma parede. Além disso, as molduras podem ter cores diferentes, acompanhando a já mencionada paleta de cores.

Isso funciona também com as prateleiras e nichos que, além de ajudar no armazenamento de itens, podem ser coloridos da mesma cor da parede onde ficarão.

Os detalhes podem estar na parede em forma de adesivos. Até mesmo com papel contact é possível fazer formas diferentes, como nuvens, corações ou triângulos, e colar, deixando o cômodo mais divertido.

Quanto mais espaço as crianças tiverem para se expressar, mais fácil será ter ideias criativas de decoração de quarto infantil. O mais importante é que eles se sintam à vontade para brincar e descansar com conforto.

Deixe um comentário