Tendência, como o nome já diz, tem a ver com movimentação, inclinação, propensão. Quando o assunto é decoração de ambientes, é comum falar em tendências que entram e saem de moda.
Pode até parecer um pouco estranho, mas faz todo o sentido. Tendências vêm e vão, o que significa, por exemplo, que algo que era comum nos anos 80 pode ter saído de moda na década seguinte e, depois, ter sido recuperado nos anos 2000.
No caso do shiplap, é mais ou menos por aí. Com a popularização, nos últimos anos, dos ladrilhos e paredes ecológicas, o shiplap deixou de ser uma grande tendência. Mas isso está longe de significar que você deve ficar sem conhecê-la.
Afinal de contas, tendência ou não, o mais importante é que a sua casa fique com a cara que você quer!
O shiplap nada mais é do que um painel de madeira – ou até de derivados de madeira – com sulcos horizontais ou verticais, oferecendo uma estrutura firme e segura. Em alguns casos, em vez de painel são utilizadas tábuas compridas, montadas com um pequeno espaço entre elas. Seja como for, o efeito é praticamente o mesmo.
Como você já pode imaginar, esse tipo de revestimento garante um visual mais moderno, entre o rústico e o elegante. Ou por que não as duas coisas?
Na horizontal ou na vertical, não importa, quem decide é você com base no efeito que pretende dar para o ambiente. Via de regra, se os sulcos ou tábuas estiverem na horizontal, o ambiente parece mais largo; na disposição vertical, a altura do espaço é mais valorizada.
E para que fique claro, estamos falando de qualquer ambiente! Isso porque, no começo, o shiplap era basicamente utilizado como revestimento externo, mas depois se tornou comum em salas, quartos, banheiros e até cozinhas. Spoiler: fica lindo em qualquer lugar!
A aplicação é bastante fácil e não exige grandes reformas, uma ótima notícia para quem está preocupado (com razão) com a alta nos preços dos materiais de construção durante a pandemia.
A propósito, para economizar no próprio uso do shiplap, uma boa alternativa é trabalhar com o revestimento em meia parede, o que garante o mesmo conforto e estilo por um preço menor. Sem falar que, assim, é possível combinar ideias – na parte inferior, shiplap; na superior, uma cor tendência em 2021, e quadros com molduras de madeira.
Se você já conhecia o shiplap e estava na dúvida entre esse revestimento ou algum que está mais em alta, com certeza percebeu que a moda não deve ditar todas as suas escolhas. E se você ainda não conhecia, bem, que tal dar uma chance?