Se inspire nas tendências de decoração de 2025 e conheça os estilos em alta

Veja como novas cores, conceitos e mistura de estilos podem ajudar a criar algo original a partir das tendências de decoração:

A cada ano, surgem novas tendências de decoração, e em 2025 não é diferente. Desde movimentos minimalistas, até mistura de estilos e uso de cores ousadas, quem busca inspiração para renovar a casa pode contar com diversas referências.

E como as tendências são cíclicas, o que saiu de moda pode voltar com outra roupagem, modernizado e com novas influências. E quando se trata da nossa casa, não existe uma regra, portanto conhecer essas tendências permite explorar diferentes estilos e criar algo autêntico.

Tendências de decoração para 2025

Conhecer as tendências e os estilos em alta ajuda a desenvolver a criatividade e utilizar essa orientação para criar um espaço aconchegante e original. Quem gosta de minimalismo, por exemplo, pode se inspirar no conceito japandi, enquanto quem prefere maximalismo consegue se atualizar com cores em alta. Veja as tendências de decoração para 2025:

Cereja retrô

A cereja foi apontada pelo Pinterest como uma trend em alta como estética de um modo geral, resgatando um símbolo que já foi relacionado ao retrô. Com isso, tanto a imagem da fruta como sua cor servem como inspiração para looks e, claro, decoração.

Em casa, ele pode ser aliado à estética dos anos 50, com referências a pin-ups e até mesmo misturado a elementos românticos.

A cor cereja pode vir de objetos como almofadas ou itens decorativos, ou até mesmo nas paredes. Para quem quer apostar na cor, mas manter a sobriedade do espaço, pode aliar o tom com cores neutras, como branco e cinza.

Japandi

Talvez você ainda não tenha ouvido falar de “japandi”, mas seu uso já pode ser identificado nas casas e até no mundo da moda. Trata-se da combinação de estilo japonês e escandinavo, combinando elementos de duas estéticas minimalistas.

O primeiro carrega consigo a ideia de que conforto vem em primeiro lugar, enquanto o segundo busca funcionalidade e simplicidade. O resultado é o uso de móveis planejados e ambientes pensados para serem eficientes e, principalmente, aconchegantes.

Em geral, dominam os tons neutros e terrosos, com a adição de plantas e materiais naturais e iluminação também natural. Completam o conceito peças feitas à mão e trabalhos artesanais e únicos.

Garimpo vintage

Aqui no blog somos fãs de renovações e DIY, e esse movimento nunca esteve tão em alta por um ótimo motivo: transforma uma peça em algo novo e único. Usando a criatividade e contando com as ferramentas certas, é possível transformar um móvel em algo novo, criar uma peça diferente usando sobras de uma obra ou até fazer uma transformação em algo garimpado de brechós e antiquários.

Além de evitar descartes, essa solução cria peças únicas e contribui com a originalidade da decoração, que ganha ares vintage.

Maximalismo romântico

Indo no caminho oposto do japandi, o maximalismo preza pelo “mais é mais”. Seja artigos decorativos, cores ou móveis, a ideia é que tudo seja grandioso e vibrante, e a combinação de diferentes estilos é o segredo aqui.

A cor cereja mencionada acima pode ser aplicada de forma mais ousada quando se fala em maximalismo, ocupando por exemplo, móveis grandes como sofás ou poltronas e até tapetes, buscando referência na decoração romântica.

Isso não significa acumular peças e deixar a casa bagunçada. Pelo contrário, há ordem no maximalismo, mesmo que as combinações sejam inesperadas. Se a ideia é colocar diversos quadros nas paredes, por exemplo, as molduras podem misturar clássico com moderno colorido em diferentes tamanhos.

Mocha moderno

Outra tendência para 2025 é aplicar a cor do ano Pantone, o Mocha Mousse. O tom marrom vibrante pode oferecer um ar moderno e, ao mesmo tempo, acolhedor para a decoração, seja em tecidos, ou nos móveis e paredes.

A versão monocromática imprime sofisticação e luxo, enquanto a mistura com cores vibrantes remete a um estilo mediterrâneo.

As tendências de decoração para 2025 instigam originalidade e mistura de elementos, cores e texturas, que permitem explorar diferentes estilos e oferecem inspiração para transformar a casa.

Deixe um comentário