Veja como construir móveis para ajudar na iluminação, além de escolher o melhor tipo de luz para cada ambiente:
A iluminação faz toda a diferença nos ambientes. A escolha do tipo de luz, pontos focais, e até de lustres e luminárias pode transformar a sala ou o quarto, criando um espaço acolhedor para curtir em família e receber os amigos, ou mais frio para focar no trabalho.
Porém, mexer com a fiação é o pesadelo de muita gente, que acaba desistindo de fazer algo diferente, seja pelo valor ou mão de obra. Mas tem como fazer a iluminação de casa de forma econômica, usando fitas de LED, ou construindo as próprias peças.
Por isso, reunimos as melhores ideias e dicas para deixar os ambientes de casa cheios de luz:
Além de garantir a luminosidade adequada para os ambientes, a luz pode contribuir para acentuar a arquitetura e decoração da casa, e é uma parte importante na hora de fazer um projeto.
Mas existem diversos tipos, cores, voltagens e mais no mercado, e pode ficar difícil escolher a luz certa. Em geral, existem duas iluminações mais utilizadas em casa: as mais quentes, com cerca de 3500k, para ambientes como sala e quarto; e as mais frias, com 4500k, para cozinha, banheiro e home office, por exemplo.
Saber dosar as duas é importante pois, em uma cozinha muito amarelada pode ficar difícil cozinhar, enquanto uma sala muito branca pode deixar o ambiente frio, com cara de empresa. No vídeo abaixo, o arquiteto Marcelo Arruda explica em detalhes os diferentes tipos, e ajuda a escolher o modelo certo:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=pbRaJEu7OC8
Como criar um ambiente aconchegante
Principalmente na sala e no quarto, o ideal é criar um clima de aconchego, seja na hora de relaxar antes de dormir, ou nos momentos em que a família e amigos estão reunidos. Nesse caso, aposte na iluminação mais quente.
Quem tem gesso na parede costuma utilizar uma iluminação integrada, mas existem formas econômicas de ter um efeito similar. Um modelo que está em alta atualmente é o trilho eletrificado. Ele pode ser adaptado ao tamanho disponível e incluir quantas lâmpadas for necessário. É só lembrar de evitar iluminar diretamente o sofá ou televisão, e focar as lâmpadas na parede, ou até mesmo em quadros e na decoração.
Para fazer um trilho barato, é possível usar canos de PVC, como neste exemplo. Já quem quiser apostar em um ambiente com estilo industrial, que combina com esse modelo de iluminação, utilize barras de ferro, como no vídeo a seguir:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=uBSbVBTbn_4&t=6s
Complemente a decoração com luminárias
Para apartamentos alugados, ou até mesmo espaços onde é mais difícil trocar os lustres, as luminárias podem ser um excelente complemento. Elas criam um ponto de luz em um espaço específico, e podem ser um apoio na hora da leitura, ou ao assistir um filme.
Também são uma ótima opção para quem divide o espaço de descanso com o home office. Como a luz branca é necessária para as horas de trabalho, ela pode ser complementada com as luminárias assim que o expediente acaba. Esse modelo de arandela de parede custa apenas 20 reais. Mas, quem quer algo mais elaborado, e mesmo assim econômico, o vídeo abaixo mostra como fazer uma versão de chão usando cabo de vassoura e lata de tinta:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=puHM9Iix8SM
Uma das queridinhas do momento na decoração, a fita de LED é uma ótima solução para quem quer melhorar a iluminação sem precisar chamar o eletricista. Hoje existem diversos modelos no mercado, incluindo brancas, amarelas e até coloridas. Versáteis, podem complementar a iluminação, ou ainda ser o foco principal de luz, e funcionam bem em qualquer ambiente, desde o banheiro, até varanda e outros espaços externos.
Muito utilizada para iluminar bancadas de cozinha, ela ganhou destaque no escritório, no guarda-roupa e até no banheiro. Para quem gosta de se maquiar, ou até mesmo precisa de mais luz para se barbear, pode colocar a fita atrás do espelho. Na sala, ela ainda pode ficar dentro das prateleiras da estante, evidenciando a decoração.
Veja algumas dicas para usar a fita em diversos ambientes, incluindo uma forma divertida para o quarto das crianças:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=DQOhv95n9Qc
Ambientes que precisam de luz fria
A cozinha precisa de boa iluminação, de preferência fria. Uma dica importante é evitar apenas um ponto de luz, pois pode criar mais sombras e atrapalhar da hora de preparar a comida. O ideal é ter dois ou três pontos espalhados, ou até mesmo um spot com mais de uma lâmpada, para poder distribuir melhor a luz.
Para ajudar a fazer a iluminação de casa sem precisar mexer na parte elétrica, você ainda pode contar com uma fita elétrica, ou eletrofita. Exige um pouco de conhecimento na área, e precisa ser coberto com massa e tinta, mas o resultado é um novo ponto elétrico, onde quiser, e sem nenhum fio solto. Clique neste vídeo para aprender a utilizar.