Depois de tantos meses dentro de casa, como grande parte das pessoas ficou no ano passado, o ano de 2021 começou e o home office continua sendo uma realidade.
Seja por conta da continuação do isolamento social, devido à pandemia, seja por conta da tendência natural de “remotização” do trabalho, tudo indica que o tempo dos escritórios domiciliares está só começando.
Mas ainda que seja um novo ano, alguns desafios permanecem. Por exemplo, o desafio de manter uma rotina equilibrada dentro de casa, sobretudo fugindo das distrações. Afinal, tudo bem trabalhar de pijama até mais tarde, ou repetir a roupa por alguns dias, mas fica complicado ler um e-mail importante com a sessão da tarde na televisão logo ao lado, não é mesmo?
É por isso que, mais do que nunca, agora é o momento de acabar de uma vez com todos com os improvisos do home office. É hora de investir em um escritório adequado e funcional, separado dos lugares de convivência e lazer, para que a rotina não se torne tão bagunçada quanto o tempo em que estamos vivendo.
Confira abaixo 4 passos para montar seu home office e se preparar para o novo ano. E se você não está tão acostumado a trabalhar de casa, mas pretende começar um negócio próprio gastando pouco, leia com ainda mais carinho – seu novo escritório será a cara do seu primeiro empreendimento.
1. Delimite a área do escritório
É verdade que falamos que chegou a hora de ter um lugar próprio para o home office. Mas seria injusto com quem não tem um cômodo à disposição, como muitas vezes acontece com famílias com filhos. Isso não significa que tudo está perdido.
Sim, fechar a porta é sempre o melhor quando se trata de trabalho. Mas, se for necessário compartilhar ambientes, invista em biombos, móveis maiores ou mesmo aproveite a mesa para traçar uma linha que separe a área de trabalho das outras. Pense no consultório médico: ocupamos espaço na sala, mas não cruzamos a linha da mesa do médico, certo?
2. Explore o combo luz natural + luz branca
Aproveitar a luz natural é um mandamento para todos os cômodos, mas especialmente para o escritório. Se possível, instale a mesa o mais próximo de janelas. Para intensificar a claridade, use lâmpadas brancas, de preferência deixando a mesa bem embaixo, evitando sombras. Muitos perguntam: e a luz amarela, não é confortável? Sim, o problema é que até demais. Deixe a luz amarela para um canto de descanso, se for o caso, como uma poltrona para ler livros.
3. Invista numa cadeira confortável
Depois do ano passado, não parece exagero dizer que a cadeira é hoje o item mais usado nas casas. O que essa curiosidade nos diz é que, assim como sempre exigimos das camas e dos sofás o máximo conforto, o mesmo agora vale para as cadeiras. De todos os investimentos, este é o que mais vale a pena. Escolha uma cadeira no mínimo com assento regulável, e idealmente com braços e encosto reguláveis. Encosto alto é perfeito para manter a coluna alinhada.
4. Organize objetos em nichos
O escritório não é quartinho da bagunça, não importa o que sua preguiça disser numa sexta-feira à tarde. Mesa cheia de papéis, cadernos, canetas etc. não só desestimulam como distraem e atrapalham o trabalho. Por isso, invista em nichos (prateleiras e estantes também servem). Assim, as coisas ficam à mão sem que estejam jogadas.
Se você quer caprichar ainda mais na reforma do escritório, pode aproveitar também algumas dicas sobre tendências de cores para 2021. Essa é uma boa aposta para quem quer criar um escritório personalizado, com uma atmosfera que transmita sentimentos positivos.
Infelizmente, não podemos controlar o momento que estamos vivendo. Podemos, no entanto, alterar nossa postura para encarar desafios que já conhecemos.
O home office ainda é um desafio e não há nenhuma mágica para impulsionar nossa produtividade. Mas se apostarmos em um planejamento funcional e organizado, veremos que somos capazes de mudar nossa relação com nosso escritório, quer dizer, casa!