Muita gente acha que decoração é só para quem tem dinheiro sobrando ou mesmo aquele primo arquiteto para quebrar um galho. Nada disso é verdade!
Hoje o que não falta são boas ideias para arrumar e decorar sua casa sem precisar gastar muito. Confira algumas dicas para que você possa redecorar sua casa em 2020 gastando pouco:
Reaproveitando objetos
Muitas ideias incríveis não exigem nenhum gasto. Por isso uma boa prática é não se desfazer das coisas sem pensar no que pode ser reutilizado. E é por isso que o melhor a se fazer é deixar a criatividade rolar. Já pensou que um mesmo item pode ter diversos propósitos, em diferentes momentos?
Latas podem virar porta-lápis, garrafas de vidro são perfeitas para servir de vasos, gavetas de um móvel antigo podem virar belos nichos na parede, ou mesmo prateleiras na cozinha.
Essas são algumas ideias tradicionais, mas você pode ir além: cabos de vassoura cortados podem ser pregados na parede para virar cabideiros para bolsas e casacos, por exemplo:
E você talvez queira um banquinho aconchegante, será que é demais? Empilhando algumas revistas antigas, colocando sobre elas uma almofada e prendendo com cintos, você encontrou a solução sem gastar um centavo:
Os pés de madeira são um toque adicional, mas não são necessários. Fica a seu critério!
Paredes, dando uma nova cara
Dizem que fazer mudanças nas paredes são a forma mais fácil de redecorar os ambientes. Basta pintar os cômodos de uma nova cor e é quase como se tivéssemos mudado de casa. Mas tintas representam um gasto razoável, será que não teria outra opção? Quadros e pôsteres são perfeitos para renovar os cômodos. Para gastar menos, imprima você mesmo as imagens e faça “molduras” usando fita adesiva colorida.
Se você faz questão de mudar as cores, uma boa alternativa pode ser o papel de parede. Para economizar, você não precisa aplicá-lo no cômodo inteiro, é possível eleger somente uma parede para receber o destaque. Outra boa ideia é aproveitar as sobras do material para fazer “molduras” para quadros em outros cômodos, ou também para aplicar nas latas e garrafas que você já reaproveitou.
Repaginando a cozinha
As cozinhas mais comuns são aquelas de azulejo branco. Isso porque é o revestimento mais neutro, como também são os banheiros, mas hoje isso está mudando e não é verdade que a cozinha precise ser tão básica. De novo: vai da sua criatividade!
Uma saída interessante para repaginar a cozinha é aplicando adesivos nos azulejos. Além de muito prático e de não fazer sujeira, é mais barato do que trocar o revestimento, sem falar na facilidade de remoção, para quando você se cansar do visual.
Caixotes de feira pintados da sua cor favorita também fazem boas prateleiras. E você ainda pode pregar ganchos na parte inferior e usá-los para pendurar suas xícaras e canecas mais bonitas!
Trocando produtos
Já falamos e é bom repetir: não se desfaça de nada antes de pensar bem se não pode servir para alguma outra coisa. Mas se depois disso você ainda assim tiver coisas sem uso, como móveis e objetos, uma ótima ideia é trocar por outros itens. Sites como o 1001 Trocas e grupos de Facebook como o Escambo permitem que você troque aquilo que você não quer mais por produtos que te interessam.
Aproveitando as luzinhas depois do Natal
Com a chegada do Natal, nada deixa as casas tão bonitas como as luzinhas da árvore. A novidade é que você não precisa tirá-las daquela caixa só uma vez por ano, ou melhor, não precisa tirar nunca, porque elas estarão sempre enfeitando: a cabeceira da cama, a parede da sala, o espelho do banheiro, o quarto das crianças. Vai do seu gosto!
Viu como é possível redecorar sua casa sem precisar gastar muito, ou mesmo sem gastar nada? A dica de ouro é: reaproveite. E seja criativo! Quase toda a decoração que você gostaria de ver já pode estar na sua casa.