Se dinheiro está curto para decorar a casa, você precisa conhecer nossas dicas para transformar o lar e economizar no orçamento
Com tanto tempo passado em isolamento nos últimos anos, sabemos que você pode estar cansado de cada canto de casa. Talvez aquela parede sem graça que tem que encarar todo dia em frente a escrivaninha, ou aquele quadro na sala que parecia uma boa ideia, mas agora já enjoou.
Só que, entre uma tarefa e outra, os gastos aumentaram e o tempo ficou curto, e parece que nunca será possível renovar a decoração. Aqui no blog, porém, gostamos de oferecer inspiração para quem quer dar “um tapa” em casa, mesmo sem muitos recursos. Por isso, temos algumas dicas de decoração econômica para você finalmente dizer “chega” e decidir dar uma vida nova para sua casa. Confira:
Um clássico repaginado
Já falamos aqui algumas vezes sobre pintar paredes, mas a solução, além de não ser tão trabalhosa, pode fazer muita diferença no bem-estar. Além disso, há muitas ideias diferentes que saem do clássico “mais uma camada de tinta”.
Uma ideia divertida para quem não tem medo de ousar, ou quer unir a renovação da casa com uma atividade para fazer em família é improvisar. Escolha duas ou três cores, defina uma parede, e vá inventando, misturando pinceladas, usando as mãos, espirrando tinta e criando algo único e alegre.
Outra ideia legal e super fácil é pintar só metade da parede. Além de economizar na tinta, vai ser rápido de fazer. Você pode fazer em linha reta, com uma fita, ou até mesmo com o rolo, deixando com cara de inacabado. Além disso, desenhos geométricos e linhas estão em alta, e podem ser pintados na parede, ou colados, como papel de parede.
Veja esse vídeo e se inspire:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=mXIfw-SgnY8
Novo velho
Sabe aquele móvel antigo que parece estar na família a séculos? Esse pode ser o momento de dar uma nova chance para ele. Ao invés de comprar ou fazer um novo armário sob medida, por exemplo, veja o que tem disponível na sua casa ou da família, e aposte na renovação. Seja para fazer você mesmo ou deixar na mão de um profissional, talvez esteja na hora de dar uma cara nova para a velharia.
Lixe e passe uma nova camada de tinta, pensando em cores e texturas que combinem com o tema da sua decoração, coloque vidro nas portas ou pés, mude a maçaneta. As cadeiras podem ganhar um novo estofamento, assim como o sofá. Sabe aquela máquina de costura antiga? Sua base pode virar um pé para uma escrivaninha, pia ou móvel de cozinha.
Veja mais exemplos:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=V4i8X51s5sg
Espelhando a sala
Uma dica que sempre encontramos quando o assunto é decoração – especialmente de espaços pequenos – é o uso de espelhos. Mas, se você já fez uma pesquisa rápida sabe que um espelho pode sair bem caro. Mas com criatividade, é possível encontrar soluções econômicas, como usar aqueles espelhinhos clássicos encontrados em lojas 1 real.
Neste exemplo aqui, eles se transformaram em um canto decorativo, que pode servir como um bar ou um cantinho de leitura. Já neste aqui, os mesmos espelhos viraram o destaque da sala, e precisaram apenas de fita dupla face e um palito de churrasco para serem montados.
Prateleiras customizadas
Quem busca prateleiras em lojas de materiais de construção, provavelmente vai encontrar aqueles modelos prontos, com tamanho pré-estabelecido e difíceis de montar. Isso pode não funcionar para a sua parede, ou não combinar com a decoração. Por isso, uma solução é criar você mesmo uma prateleira customizada, utilizando mão francesa e cremalheira, que é uma espécie de trilho.
Aí, é só medir a parede e definir o tamanho das cremalheira e das madeiras. Assim, é possível fazer inúmeros projetos, e criar uma estante com a sua cara.
Confira essa versão:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=e2KhraStN0g
Saiba iluminar
Você já deve ter ouvido isso antes, e é a mais pura verdade: iluminação faz toda diferença em casa. Mas, além de servir para deixar o ambiente claro, também pode ser aliada a decoração ou ainda, ser a própria decoração. É o caso dos modelos de lâmpadas de filamentos de carbono, que ganharam destaque nos últimos anos, inicialmente da decoração industrial, mas que agora já conquistaram outros estilos.
A ideia com essa lâmpada é justamente deixá-la exposta, somente pendurada. Os gastos são poucos, e a mudança vai ser impressionante.
Veja como utilizar em casa:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=rt_dC5WiUAg
Agora que já viu nossas dicas para renovar a decoração, está esperando o que para começar em casa?