Tem quem não goste, tem quem ame, tem quem diz que tanto faz. Seja como for, a verdade é que o beliche é um clássico. Sai década, entra década e o beliche continua em destaque nas revistas e no varejo de móveis e decoração. Deve ter algum motivo, concorda?
Mas não é verdade que a ideia só vale para quem tem filhos pequenos. O beliche é também uma ótima solução para quartos de visitas, chalés, casas de praia e até mesmo hostels. Quando o assunto é economizar espaço para que mais pessoas possam usufruir do conforto do quarto, nada supera o bom e velho beliche.
Pera lá, “velho” é modo de dizer! Não é porque o beliche não tem o apelo privativo de uma cama de solteiro que não é possível deixar o quarto bonito. Até porque não faltam bons truques de decoração para ambientes pequenos. Muito pelo contrário!
Por isso, não deixe de conferir nossas 4 dicas de decoração para quartos com beliche. E como você já deve estar cansado de só encontrar dicas para quartos de criança, também vamos sugerir novas ideias!
1. Quarto temático
Tudo bem, vamos começar com uma ideia para quem só precisa ou só quer colocar um beliche no quarto dos filhos pequenos. Quando estamos falando de crianças, conforto tem a ver com imaginação e aventura. E se a hora de dormir fosse uma viagem para o espaço?
Um papel de parede com planetas, as camas como se fossem os dois andares de uma nave intergaláctica, no teto alguns adesivos de estrela que brilham no escuro e… opa, já estava aqui fazendo o seu trabalho. Você conhece seus filhos, use sua criatividade. Eles vão adorar!
2. Rústico e aconchegante
Em chalés de campo ou mesmo em casas de praia, os cômodos costumam ser mais rústicos, cheios de madeiras expostas e sem grandes acabamentos. Faz sentido, afinal toda a diversão está do lado de fora, certo? Mas isso não significa que a família e os amigos também queiram dormir de qualquer jeito.
Uma solução inteligente é aproveitar o rústico do ambiente e integrar o beliche na parede, harmonizando a textura da madeira. Na cama inferior, instale gavetas para guardar roupas de cama, almofadas, travesseiros extra ou até mesmo jogos e brinquedos.
3. Beliche rebaixado
Uma regra bem conhecida do beliche é deixar no andar de baixo quem mais precisa de segurança: o irmãozinho, a vovó, o primo que torceu o tornozelo jogando futebol. Por isso mesmo, hoje é bastante comum encontrar beliches rebaixados, nos quais o 1º andar fica no nível do chão, fazendo com que a escadinha tenha menos degraus.
Uma dica de decoração é apostar em uma mesinha lateral mais baixa e colocar tapetes e almofadas no chão, nivelando tudo com base na altura do colchão inferior. Assim, o chão do quarto, geralmente frio e sem graça, se torna super aconchegante.
4. Beliche planejado
Uma opção mais cara e, por outro lado, perfeita para economizar o máximo de espaço, criando um ambiente elegante e funcional, é o beliche planejado. Para quem é fã dos quartos utilitários e quer evitar bagunça, essa talvez seja a melhor solução.
No lugar equivalente às cabeceiras das camas, é possível projetar prateleiras ou nichos pequenos para guardar itens como celular, livros, remédios, carteira.
No teto da cama inferior, ou seja, na base da cama de cima, uma dica é instalar um ponto de luz, dispensando o típico conjunto “abajur sobre criado-mudo”. Rente ao chão, gavetas largas e profundas podem armazenar todo tipo de coisa, incluindo roupas, até mesmo dispensando armários.
No final das contas, essas dicas são guias para você usar sua criatividade na hora de montar seu quarto com beliche. A melhor solução nem sempre é aquela que parece a mais bonita ou prática, e sim aquela que melhor dá conta das suas necessidades.