Com a pandemia, as medidas restritivas e o isolamento social, era de se esperar que a relação das pessoas com a própria casa mudasse.
Não só por conta da necessidade de higienizar os ambientes ou reservar um espaço para o home office, mas também devido aos sentimentos que estão mais à flor da pele e fazem cada um se apegar mais a um canto.
Não é de se estranhar, por exemplo, que famílias em busca de imóveis passaram a valorizar mais do que nunca varandas e áreas livres. E quem já tinha um quintal em casa agora é que não abre mais mão de um espaço verde para relaxar, brincar com o pet ou mesmo começar uma horta. Ingredientes fresquinhos todo dia, imagina só!
E por falar em ingredientes, um cômodo que está em alta na pandemia é a cozinha. Uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica mostrou que 79% dos entrevistados passaram a considerar a gastronomia um hobby.
E até mesmo um dado “negativo” reforça a presença da cozinha nas residências: para 20% dos entrevistados, cozinhar se tornou um “fardo” devido ao acúmulo de tarefas e do estresse. Não tem jeito: a cozinha é um cômodo em destaque nos últimos tempos. E pensando em todas as pessoas, entre aquelas que não aguentam mais passar horas do dia cozinhando e aquelas que já estão testando o décimo tipo de pão caseiro, separamos 4 dicas de reformas que podem melhorar (ainda mais) sua relação com a cozinha.
Desapegue dos itens que você não usa
Muita gente se esquece, mas reforma não é só quebração de parede, pintura e móvel novo. Uma boa reforma começa sempre pelo desapego. Abra mão – de preferência, doe para quem precisa – de tudo o que você não usa, como potes e panelas velhas.
O desânimo de muitas pessoas na cozinha tem a ver com aquela sensação de bagunça ou exagero. Deixe as bancadas limpas e vazias e libere os armários o melhor que puder, a ideia é facilitar sua vida.
Repagine as paredes e os armários (use sua criatividade)
Sabe aquela típica cozinha velha toda amarelona, descascada? Não é a melhor coisa de se ver na hora de se passar duas horas preparando um jantar especial, fala sério! Mas sem desespero, não vamos falar para você comprar armários novos ou trocar todos os azulejos da cozinha, a ideia é pensar simples. Para um visual novo e clean, você pode lixar os armários e pintar tudo de branco. O mesmo vale para as paredes. Ou, se tiver bancadas e armários aéreos, que tal usar duas cores claras para um efeito especial? Se não quiser gastar com tinta, pode ainda aplicar adesivos. Eles podem ser encontrados em gráficas e lojas de materiais de construção.
Troque os puxadores
Detalhe e funcionalidade de mãos dadas! Se, por um lado, puxadores são meros acabamentos dos armários, por outro lado são essenciais para o puxa-empurra do dia a dia e precisam estar firmes para evitar o estresse na hora de pegar as coisas. Por isso, se os puxadores da sua cozinha não estão muito bons, ou mesmo se são muito grosseiros para o novo ambiente clean que você com certeza decidiu criar, invista em novos estilos bonitos e funcionais.
Cozinha também pede decoração
Essa dica talvez surpreenda algumas pessoas. Afinal, a cozinha é um espaço para guardar comidas, utensílios e cozinhar, certo? Não só! A cozinha, em certo sentido, é um cômodo como qualquer outro e, portanto, tem uma atmosfera que depende também da sua decoração.
Experimente pendurar quadros temáticos, ímãs de geladeira, pequenas esculturas, vasos com plantas… há inúmeras opções e o importante é escolher com parcimônia para garantir leveza ao ambiente. Uma hortinha na janela, por exemplo, valoriza o ambiente e tem uso imediato. Se você seguir essas dicas simples de reforma, pode apostar que a cozinha será o melhor lugar da sua casa. Um espaço que traz a obrigação de cozinhar, é verdade, mas com muita leveza e estilo. Já dá até para sentir o almoço ficando com um sabor diferente… Que tal experimentar?
One thought on “O melhor lugar da casa será a sua cozinha: 4 dicas de reformas simples”