Veja ideias simples e econômicas para mudar a decoração do quarto infantil usando criatividade e, claro, a ajuda dos pequenos!
Mesmo antes do bebê nascer, pais e mães já colocam na lista de prioridades a decoração do quarto. Cores de parede, quadros, móbiles e outros detalhes são pensados com cuidado para criar um clima de aconchego. Mas, conforme as crianças crescem, além das mudanças óbvias na cama, por exemplo, a decoração do quarto das crianças também vai se transformando de acordo com seus gostos e personalidade.
Ainda que os pais tenham vontade de realizar os desejos dos filhos, criar o quarto dos sonhos não é fácil – e nem barato. Mas com criatividade e até a ajuda dos pequenos, é possível transformar o ambiente com algumas dicas econômicas.
Ouvir o que eles querem é o primeiro passo para pensar na decoração do quarto das crianças. Às vezes, só uma camada de tinta, ou um pôster do seu personagem favorito podem levar alegria ao ambiente.
Por isso, a primeira dica é ter um cantinho para eles soltarem a criatividade. Quem tem criança em casa sabe que uma parede branca pode rapidamente ganhar rabiscos e, o que deveria ser um momento de diversão, pode se transformar em uma bronca. Para evitar isso, deixe um canto do quarto para que eles possam “pintar” a parede.
Uma solução é o uso de tinta lousa, onde eles podem pintar os sete com um giz, apagar tudo, e começar de novo. Mas se uma pintura estiver fora de cogitação, um rolo de papel pardo pode resolver. É só pregar na parede, e deixar que eles soltem a imaginação!
Livros são capazes de nos levar para mundos distantes e fantásticos, estimulando nossa criatividade e ampliando o conhecimento. A literatura infantil, especialmente brasileira, é rica e pode proporcionar muitos ensinamentos para as crianças. Para estimular a leitura, ou até criar uma biblioteca para os pequenos leitores, há muitas formas de deixar os livros disponíveis.
Uma prateleira simples é encontrada facilmente em lojas de decoração e construção, mas para quem quer ir além, há inúmeras dicas divertidas na internet, como estante em formato de árvore:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=PYXq0G-t-Ww
Se o orçamento estiver curto, vale ainda pensar em soluções sustentáveis, reutilizando itens que seriam descartados, como paletes ou gavetas. Se apostar na solução “faça você mesmo”, não esqueça de incluir as crianças no processo. Além de se divertir criando o móvel, eles ainda poderão se orgulhar de fazer algo com as próprias mãos!
Já falamos sobre a importância de boa iluminação ao criar um home office e até para ajudar na decoração de ambientes pequenos, e no quarto das crianças não é diferente. Nesse caso, a luz pode ganhar aspectos divertidos. Existe um universo de luminárias com motivos infantis e projeções de bichos e céu estrelado, entre outros, além de lâmpadas coloridas, que criam um ambiente lúdico.
Também há muitas dicas para criar sua própria luminária, como um abajur de papel, ou balões com luz sem fio. Até pisca-piscas e fios de led podem ser incorporados aos móveis deixando o ambiente mais divertido!
Os papéis de parede já são conhecidos quando o assunto é decoração de quarto das crianças. Mas hoje, além de uma variedade maior, há também outros tipos de adesivos. Florestas, espaço, desenhos animados, bichos, corações, estrelas, são muitas possibilidades.
Além disso, adesivos e papéis de parede podem ajudar a criar um tema para o quarto, deixando as crianças sempre com a sensação de que estão em uma brincadeira.
Agora que você já viu muitas inspirações, reúna os pequenos e ponha a mão na massa!