MDP ou MDF: qual escolher para a sua casa?

Quem não gosta de madeira? O material é disparado um dos mais queridinhos da decoração e do revestimento de interiores. Ao mesmo tempo, a etapa da marcenaria pode chegar a valores bem altos e inviabilizar alguns projetos.

Para o bem de todos, hoje temos à disposição opções como o MDP e o MDF, madeiras de chapa reconstituída que têm um custo mais acessível, sem falar na variedade de cores e acabamentos.

E é de fato para o bem de todos! Tanto o MDP quanto o MDF são fabricados a partir dos mesmos tipos de árvores (geralmente pinus e eucalipto), originários de reflorestamento. Optar por esses materiais, portanto, significa também ajudar na preservação do meio ambiente.

Por causa da origem comum e dos nomes parecidos, tem gente que confunde um com o outro. Mas como saber qual a melhor opção para a sua casa: MDP ou MDF?

MDP (Painel de Partícula de Média Densidade)

É normal confundir o MDP com o chamado compensado. Afinal, o primeiro é uma espécie de evolução do último. Bem mais moderno, sem o antigo problema de esfarelar com facilidade, a chapa do MDP é feita com partículas de madeiras prensadas. São três camadas: uma mais grossa, no miolo, e duas finas nas superfícies.

Essa estrutura garante uma composição mais robusta e estruturada, pronta para receber uma maior carga de peso (em comparação ao MDF). Isso também faz com que o MDP seja mais resistente ao empenamento e à colocação e remoção de pregos e parafusos.

Devido a essas características vantajosas, o MDP é mais utilizado na parte estrutural de móveis, como portas, gavetas, prateleiras e painéis de televisão. Sem falar que esse material também absorve menos umidade, provocando menos desgaste com o tempo.

MDF (Painel de Fibra de Densidade Média)

O MDF é um material feito com fibras de madeira e resina sintética. O resultado é um material altamente homogêneo, plano e denso. Essa característica permite mais liberdade no design e nos recortes, tornando mais simples a usinagem em baixo relevo e o entalhamento nas partes aparentes.

Se você está bem atento, percebeu com a descrição anterior que o MDF é um aliado maior da estética dos móveis. Aplicação de revestimentos, criação de peças arredondadas e acabamento mais elegantes são possibilidades clássicas no uso desse material.

Não à toa, o MDF é mais utilizado em artesanato, decoração e fabricação de móveis. Não falta também diversidade de cores e revestimentos para mobiliar a casa já de olho nas tendências.

Qual é melhor: MDP ou MDF?

Assim que você leu o título do artigo de hoje já deve ter desconfiado da resposta: depende. Estamos falando de duas ótimas opções utilizadas para fins diferentes, cada uma delas com vantagens específicas. O importante é saber quais seus objetivos, quais os móveis desejados, quais os cômodos a serem reformados.

Se quer decorar, revestir e pintar com mais sofisticação, MDF. Se deseja comprar móveis para ambientes úmidos, MDP. Mas essas são só duas hipóteses. Sempre vai depender do referencial.

O mais importante você agora já sabe: escolha não apenas pelo preço ou por imaginar o que vai ficar mais bonito. Pense nas necessidades da sua casa. Fazendo isso, o resultado com certeza vai ficar ótimo!

E aí, vai de MDP ou MDF?

Deixe um comentário