O inverno está chegando, as manhãs já nascem mais frias de um jeito que fica difícil sair das cobertas, a temperatura nos finais de tarde é cada vez menor e quem pensa em reformar a casa ou vai se mudar nessa época do ano sempre se pergunta: que tal uma lareira?
Dependendo da região do país em que você mora, esse acessório já se tornou até comum. Afinal, não estamos falando de um mero item decorativo, mas de algo feito para esquentar toda a casa.
Não é por outro motivo que na televisão os jornais da manhã e do almoço, sempre que chega o inverno, dão a dica de deixar o fogão ligado algumas vezes por dia, climatizando a cozinha. A ideia, no entanto, não é gastar energia à toa – aproveite para fazer bolos, tortas e experimentar novas receitas.
E quem for mais friorento ou simplesmente morar em lugares bem frios? Nesses casos, não dá para depender só do quentinho da cozinha. Uma boa solução é comprar aquecedores e até splits, que, ao contrário do que muita gente pensa, são mais em conta do que as lareiras a gás ou a lenha.
Portanto, se você no momento está lutando com as contas todo o mês e não pode correr riscos, talvez não seja uma boa investir em uma lareira. Em momentos como o que estamos vivendo, sabemos como cada real faz diferença. A propósito, não deixe de conferir esse artigo sobre finanças pessoais.
No entanto, se você sempre teve o sonho de ter uma lareira – um item funcional e rústico que valoriza sua casa – e está com uma folguinha nas contas, não há dúvida de que essa é uma escolha super bacana. Pensando nisso, uma das principais dúvidas de quem vai construir ou reformar não podia ser outra: onde instalar?
Via de regra, a lareira deve ser instalada no centro da residência, assim o calor é melhor distribuído. Ainda, se for possível, vale a pena montá-la em uma parede dividida com outros cômodos – idealmente um quarto – para que também fiquem quentinhos enquanto a lareira for utilizada.
Se a lareira deve ser de metal ou de alvenaria, se a gás ou a lenha, essas são dúvidas mais específicas que dependem de coisas como disponibilidade financeira e a possibilidade de modificar a estrutura do piso e das paredes. Como estamos falando de um investimento razoável, vale a pena contratar uma empresa especializada em interiores para fazer tudo direitinho.
Resumindo: ter uma lareira em casa é uma utilidade ou futilidade?
Como quase tudo na vida, depende. No final das contas, é você quem melhor saberá dizer se uma lareira será útil ou fútil na sua residência.
Uma coisa, entretanto, é certa: com o frio que vem fazendo a cada inverno, pensar em ter uma lareira hoje no Brasil não é nenhuma loucura. Além de tudo, são lindas, não é mesmo?