Usar pastilhas no revestimento é uma opção econômica para renovar a decoração. Com o mercado aquecido, novos modelos surgem, colocando as pastilhas como destaque em qualquer ambiente. Saiba mais sobre elas e veja ideias para aplicar em casa
As pequenas pedras coloridas e ordenadas cobrem cômodos e fachadas de casas e prédios há anos. Esse estilo de decoração tão brasileiro nunca saiu de moda, mas tem ganhado novos adeptos e se popularizado ainda mais nos últimos anos.
Sim, estamos falando das pastilhas, tipo de revestimento bem tradicional no Brasil que, junto com os azulejos, oferece proteção extra para evitar umidade nas paredes. Mas seu propósito não é só funcional, e esse elemento é muito utilizado na decoração.
Sabemos que há uma infinidade de tipos de azulejos, de tamanhos, cores e texturas, que embelezam cozinhas e banheiros, mas as pastilhas também são versáteis e, nos últimos anos, se tornaram escolhas ainda mais comuns em casa. Além do preço mais em conta, podem ser aplicados no estilo “faça você mesmo”, que oferece ainda mais economia.
Decorar usando pastilhas hoje vai muito além dos cômodos mais úmidos, e esse tipo de revestimento se tornou um poderoso aliado, servindo para dar destaque a uma parede, oferecer uma separação visual de ambientes, além de dar uma cara mais bonita para áreas externas.
Em geral, elas podem ser de vidro, porcelana e cerâmica, além da versão de plástico revestida com resina. E seu papel na decoração é ilimitado. Por isso, selecionamos algumas formas diferentes para decorar usando pastilhas. Confira:
No teto
As pastilhas são muito usadas no banheiro, e oferecem uma opção econômica e prática para quem quer reformar o cômodo sem gastar muito e sem quebrar a parede. E na cozinha, elas têm uma proposta similar, e geralmente são utilizadas em cima da pia, como um destaque no meio da parede.
Mas, e se ele ultrapassar esses limites e chegar ao teto? Tanto nesses cômodos, ou até mesmo na sala, as pastilhas são uma opção para criar uma decoração diferente, podendo acompanhar a parede desde o batente, ou ficar só no teto. Para quem tem lavabo pequeno, pode apostar na tendência monocromática, e revestir tudo, oferecendo um visual moderno e diferente.
Área externa
Em quintais, varandas, churrasqueiras e piscinas, o céu é o limite. As pastilhas podem decorar a parede da área da churrasqueira, ou o balcão, se houver. Podem ser usadas como piso e borda da piscina e cobrir a fachada. Para quem quer apostar em uma varanda gourmet, o revestimento ainda contribui para deixar o ambiente mais sofisticado.
Fazer pinturas geométricas, ou em apenas metade da parede, já renova o ambiente. E com as pastilhas não é diferente. Aposte em dois modelos com cores e texturas distintas, e use um em cada parte da parede.
Além de deixar o ambiente refinado e moderno, também traz originalidade para a decoração.
Modelos customizados
Para quem busca algo único, é possível também utilizar pastilhas customizadas. Pode ser mais trabalhoso por ser uma atividade manual, mas o resultado será único. Optar por esse estilo requer paciência e criatividade, para substituir alguns ladrilhos por outros de outra cor, formando padrões ou desenhos.
É um trabalho bem artesanal, mas o resultado será uma decoração exclusiva e com muita personalidade.
Na lavanderia
O espaço onde lavamos roupa costuma ser esquecido na hora de decorar. Em geral, as pessoas optam pela praticidade, com móveis e varais adequados, mas sem pensar muito se o ambiente está bonito.
Porém, em casas onde a lavanderia fica muito exposta, é interessante pensar na decoração. E as pastilhas podem resolver este problema facilmente, transformando um ambiente sem graça em algo novo e bonito, como neste exemplo.
Sobrou pastilhas? Crie algo novo!
Por aqui, somos fãs do DIY e sempre pensamos em como criar itens de decoração gastando pouco. E as sobras do revestimento também podem virar novos projetos para decorar usando pastilhas. Uma ideia é transformá-las em descanso de copo, ou até mesmo um tampo de mesa, caso seja fã do estilo retrô.