Depois de muita economia e ajustes de orçamento, finalmente você decidiu construir sua residência. Mas, e agora, por onde começar?
A construção de uma casa passa por várias etapas, que nem sempre são simples. Por isso é preciso planejá-las com cautela e ter consciência de quanto tempo e dinheiro você pode investir em cada uma.
Para ajudar nessa programação, aqui vão algumas dicas e informações sobre cada fase:
Terreno
Muitas coisas devem ser levadas em consideração ao avaliar as opções de terreno. Primeiro, veja as condições físicas dele, se não há riscos de inundações e se o solo está preparado para receber a fundação de uma casa. Avalie também se ele já tem acesso a infraestrutura, como esgoto, energia e água.
Outro ponto positivo deve ser a localização. Dê preferência para terrenos com fácil acesso e inseridos em arredores já definidos ou aqueles em áreas em desenvolvimento – assim você pode pagar até mais barato no terreno e ainda usufruir de diversos benefícios em um futuro próximo.
Entre em contato com a MetalLand e veja qual terreno atende às suas necessidades.
Projeto
É impossível construir uma casa sozinho, portanto busque o apoio de um engenheiro e/ ou um arquiteto para desenvolver o projeto e acompanhar o andamento da obra com você. É importante ter consciência de seu orçamento para saber o tipo de construção que vai realizar, desde o tamanho até o acabamento. Ao pensar na planta também projete como sua vida será daqui a alguns anos e como a estrutura da residência deverá ser para comportá-la.
Materiais de construção
Mesmo antes de começar a construção, comece a procurar materiais. Os valores dependem muito da época do ano, da demanda e também variam de loja para loja, por isso pesquise muito – e não hesite em pechinchar. Os valores podem ser negociados e algumas lojas, inclusive, cobrem o menor preço. Ao fechar com um fornecedor, tente sincronizar as entregas com as etapas da construção em que os materiais serão necessários.
Tenha também o cuidado de não comprar materiais com qualidade inferior, pois como dizem, o barato sai caro. Usando materiais de baixa qualidade você pode ter retrabalhos e até problemas na estrutura da casa.
Mão de obra
Ao contratar uma empreiteira ou a equipe de profissionais que vão realizar a obra, busque referências ou até mesmo ver trabalhos anteriores realizados por eles.
Coloque tudo no papel, desde o pagamento mensal (que geralmente é feito com base em um valor preestabelecido para a obra completa) até o escopo de trabalho de cada um.
A obra
Como são muitas fases diferentes na construção, tente entender a ordem básica em que as coisas acontecem:
– Serviços preliminares (projeto, tapume e estrutura para os trabalhadores)
– Infraestrutura (fundação e laje)
– Supraestrutura (vedação)
– Cobertura
– Esquadria (alumínio, PVC ou madeira)
– Revestimento
– Instalações hidrosanitárias
– Instalações elétricas
– Pintura externa e interna
– Cerâmica
Documentação
Quando a obra acaba, começa a fase de regulamentação e documentação. Será preciso solicitar o “Auto de conclusão” (ou como é conhecido “habite-se”) junto a prefeitura. Você também precisa apresentar suas guias recolhidas de ISS e pagar, se houver diferença no cálculo feito pela prefeitura. No INSS você deve solicitar a CDN – Certidão Negativa de Débito e pagar, também caso haja alguma diferença no cálculo. Com a CDN, “Habite-se” e carnê do IPTU em mãos você deverá ir ao Cartório de Registro de Imóveis da região onde construiu para realizar a escritura.
Sim, esse é um processo trabalhoso, mas ao final valerá muito a pena! Poder construir sua casa e acompanhar o processo, passo-a-passo, é recompensador. Planeje-se de maneira adequada e conte com a ajuda de bons profissionais para guiarem você ao longo dessas etapas. Você não vai se arrepender!