Ter a decoração dos sonhos pode sair mais barato do que você imagina! Veja alguns DIYs para se inspirar e dar sua cara para a casa gastando pouco:
Nada melhor do que chegar em casa e ver tudo com a sua cara, não é mesmo? Decorar os ambientes, colocando nossa personalidade em móveis e objetos faz toda a diferença em um lar. Porém, investir em decoração nem sempre é barato, por isso algumas ideias e inspirações que ficam guardados naquela pasta do Instagram ou do Pinterest às vezes nunca saem do papel.
Mas agora vão sair! Com criatividade e dedicação, é possível criar muitas coisas no estilo “faça você mesmo”. E para te inspirar, separamos várias ideias econômicas que exigem apenas dedicação e planejamento. Confira:
Parede de tijolos
Esse clássico da decoração tem tudo para deixar a casa com personalidade e dar um charme para o ambiente. Engana-se quem pensa que os tijolos aparentes funcionam só no estilo industrial. Com uma camada de cor pode deixar a sala mais clean, ou o quarto colorido.
Para facilitar, existem muitas formas de fazer esse tipo de parede, sem nem precisar quebrar nada. Claro, se quiser usar o tijolo original é possível quebrar o revestimento até atingir os tijolos. Nesse caso, o ideal é testar antes em uma parte da parede para ver se o tijolo é bonito e está em condições de ficar exposto. A partir daí, é importante contar com profissionais para fazer o serviço.
Mas hoje existem outras formas de conseguir essa estética, incluindo “tijolos” de gesso. É possível comprar os tijolos prontos na internet, ou até fazer em casa usando molde. Outros modelos econômicos incluem utilizar isopor, ou até mesmo pintar utilizando uma esponja de cozinha, como no exemplo abaixo:
LINK VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=66S8HWuiIZE
Cabeceira
Outra dica que pode ser feita por você mesmo e que vai enriquecer a decoração do quarto é uma cabeceira para a cama. E como no exemplo anterior, existem diversas opções para fazer por conta própria. É possível fazer um modelo estofado, com tecido, manta acrílica e espuma, como neste exemplo.
Quem não quiser ter um ambiente estofado, pode optar por fazer uma boiserie, também conhecida como moldura. Neste exemplo aqui, tudo foi feito com isopor. A cabeceira ainda pode ser feita utilizando EVA ou palha, sempre alinhadas com o estilo da decoração.
Mesa de cabeceira
Itens de decoração costumam seguir o estilo da casa e, entre materiais, cores e formatos, o céu é o limite. Com as mesas de cabeceira isso também se aplica, bem como as diferentes formas de fazer você mesmo.
Boho, industrial e moderno são alguns dos estilos que trouxemos para criar sua própria versão. Este modelo precisa apenas de tinta e madeira de pinus, com um resultado chique, gastando bem pouco. Alguns modelos, com madeira de demolição, podem até ser utilizados em outros ambientes, como sala de estar, ou ao lado do sofá.
Para quem gosta de reutilizar, essa também é uma ótima oportunidade de atualizar e modernizar um móvel antigo, seja um que está em casa ou na família há anos, ou algum garimpado de lojas de antiguidades.
Luminária
Já falamos por aqui inúmeras vezes sobre a importância da iluminação em um ambiente. Se for um lugar de estudo ou trabalho, a luz pode ser branca e direta. Já para um ambiente de descanso, pontos focais e lâmpada amarela trazem aconchego ao ambiente. E para fazer isso em casa, não é necessário contratar um profissional ou desenvolver um projeto. Há muitas formas de adaptar a iluminação usando materiais encontrados em lojas de construção, ou até reutilizando descartes.
Este modelo de luminária de piso fica ótimo na sala, ideal para aquele momento cinema. Para fazer um spot com luminária pendente no teto, dá pra utilizar até palito de churrasco. Um cano de PVC pode ajudar a criar um trilho, para a cozinha, por exemplo, e até galão de água pode ter vida nova com uma lâmpada, confira:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=3LwMxtsN8M8
Mesa cavalete
Já que o home office se tornou uma realidade para muita gente, adaptar a casa para ter um ambiente de trabalho é necessário. Nessas horas, muita gente pode pensar nos gastos com móveis como escrivaninhas que, em lojas, podem sair bem caro. Mas existem versões mais em conta, como por exemplo, um modelo que utiliza cavaletes como pés. Você pode comprar os cavaletes, ou fazer você mesmo com madeira, como neste exemplo.
Se não quiser utilizar os cavaletes, é só substituir por pés de metal, utilizando um tampo de madeira de pinus, como nesse vídeo:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=MY15CRJ8lXg
Almofada
Para quem acha que para fazer almofadas personalizadas é preciso saber costurar, essa dica mostra que não é necessário. Com cola e tecido, dá para criar almofadas lindas para decorar a sala e o quarto. Mas, para quem se arrisca com a agulha, também é muito simples criar modelos originais, de vários tamanhos e estampas, de acordo com o estilo da decoração.
Com pequenas mudanças, ou grandes projetos, do jeito que couber no seu bolso, é possível ser criativo e renovar a decoração de casa. Se inspire nas nossas dicas e faça você mesmo!