Construir uma casa não é tarefa fácil. Além de tempo e dedicação, o investimento financeiro pode ser desgastante. É preciso se organizar para que os gastos não ultrapassem o seu orçamento.
Uma das etapas mais difíceis é o acabamento. Isso porque materiais e mão de obra são mais específicos e caros – são muitos detalhes que precisam ser estudados e feitos com cuidado.
Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a economizar nessa etapa:
Mão de obra qualificada
O primeiro passo é encontrar um profissional em quem você confia. O nível de detalhamento é alto e, se a pessoa responsável pela obra não tiver o cuidado necessário, pode acontecer um desperdício muito grande. Busque indicações com amigos e, se possível, peça para ver outros trabalhos que o profissional realizou anteriormente.
Organize-se
Um bom planejamento influencia diretamente nos custos de obra, principalmente na fase de acabamento. É importante você saber exatamente o que precisa e colocar todos os gastos no papel. Sair comprando os materiais sem planejamento prévio, pode fazer com que você gaste mais do que pode.
Peça para o profissional contratado para a obra fazer uma lista com todos os materiais que vai precisar e faça uma planilha, colocando também as quantidades. Ser organizado nesse momento faz toda a diferença!
Pesquise e pechinche
Não compre na primeira loja que visitar. Os vendedores vão tentar te convencer de que eles estão fazendo o melhor preço possível, mas seja resistente e não compre na hora. Pesquise em pelo menos três outros fornecedores, compare os preços e, antes de fechar, negocie! Quando os vendedores percebem que você tem outras opções, os preços e condições de pagamento ficam mais flexíveis.
Uma coisa de cada vez
Divida o projeto em fases para não se perder. Um dos erros mais comuns na fase de acabamentos é tentar finalizar todos os cômodos ao mesmo tempo. Converse com o profissional contratado e divida o projeto em fases, estabelecendo suas prioridades. Dessa forma, além de evitar desperdício de materiais, você consegue acompanhar cada etapa com mais foco e monitorar a execução dos acabamentos com mais atenção.
O barato pode sair caro
Cuidado ao tentar economizar demais! Não contrate um profissional apenas por ele ser o mais barato ou compre materiais pelo mesmo motivo. Além do preço, é importante se atentar a qualidade. O barato sai caro quando você tem que refazer um cômodo que não ficou da forma como esperava.
Construir uma casa é a realização de um sonho, por isso faça tudo com muito cuidado e carinho. Os acabamentos podem ser apenas detalhes, mas são eles que vão chamar a atenção quando a casa estiver finalizada. Capriche!