A falta de crédito tem sido um problema para as famílias brasileiras nos últimos tempos. Devido à crise econômica, os bancos ficaram mais rígidos na concessão. Contudo, 2018 traz boas notícias: segundo o Banco Central, a expectativa é que após 2 anos em queda, o crédito volte a aumentar.
A concessão de empréstimos deve apresentar crescimento entre 4,5% e 8%, graças à diminuição do endividamento de famílias e empresas, bem como da inadimplência, o que aumenta a confiança dos bancos e sua predisposição para emprestar dinheiro.
De acordo com o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, a “volta do crescimento depois de uma redução dos saldos mostra que a situação do crédito deve melhorar. O pior momento já passou. Vai crescer gradualmente”.
Como o aumento na concessão do crédito pode te ajudar
Essa é uma ótima notícia para quem depende do crédito para melhorar a qualidade da vida. Com os bancos mais dispostos a emprestarem, as famílias podem voltar a contar com essa ajuda extra para construir, ampliar, reformar ou mobiliar suas casas, por exemplo. Sabemos que nada disso sai barato e empréstimos e parcelamentos são necessários na maioria das vezes.
Para comprar material de construção, você também pode utilizar a linha de crédito Construcard (http://www.metal-land.com.br/blog/o-que-e-o-construcard/), da Caixa. Através desse financiamento é possível comprar materiais sem burocracia em lojas credenciadas, com até 240 meses para pagar.
Cuidados que devem ser tomados
Vale lembrar que é preciso aproveitar o aumento da oferta de crédito com prudência, para não se endividar e acabar prejudicando sua vida financeira. Avalie suas prioridades e faça uma previsão dos seus gastos ao longo do ano, para que você tenha certeza de que conseguirá quitar todos os seus empréstimos dentro do prazo previsto.