Descubra como utilizar tecidos na decoração e como economizar fazendo as próprias peças e aperfeiçoando as habilidades de corte e costura
Você já parou para pensar em tudo que você pode fazer para sua casa dominando algumas habilidades de corte e costura? Muitos itens de DIY que ajudam a deixar o ambiente aconchegante e original podem ser feitos apenas com linha e agulha e decorar a casa com tecidos pode ser a forma de dar um charme extra para a sala de estar ou até fazer um sonhado quarto de luxo.
O tecido ajuda a criar contrastes e inserir cor na casa nas cortinas, por exemplo, e pode trazer amplitude para os cômodos através dos tapetes. Sem contar as almofadas que são uma forma simples de trazer elementos decorativos para o ambiente.
Como decorar a casa com tecidos
O tecido também pode compor outras peças decorativas, como bancos e cadeiras e, em alguns casos, pode ser reciclado ou restaurado. Veja diferentes ideias para trabalhar o tecido na decoração:
Tapetes
Embora seja uma peça importante na sala, tapetes grandes podem ser caros. Comprando o tecido para fazer a própria versão, além de economizar é possível fazer uma estampa própria, criando um modelo original. No vídeo abaixo, o carimbo para fazer os desenhos também é DIY, e o tapete foi feito com tecido de algodão cru:
Há ainda como fazer versões de sisal menores e redondas, que podem ficar no canto, ou servir de apoio para plantas. Por ser de fibra, o sisal ainda oferece um aspecto natural e pode ser aplicado em decorações com inspiração boho e até escandinava. Além disso, é muito simples de fazer, confira:
Roupa de cama
Os lençóis escolhidos para a cama podem fazer a diferença na qualidade do sono mas, assim como os tapetes, podem encarecer o orçamento. Além disso, o lençol deve ser trocado com frequência, o que significa que é preciso ter vários em casa. E acredite se quiser, você pode fazer tudo, até a peça de elástico.
Para isso é preciso ter afinidade com a máquina de costura, mas o resultado é o mesmo de um modelo comprado em loja, confira:
Em alguns casos, mesmo comprando o jogo de lençóis, não é fácil encontrar as estampas ou cores desejadas, portanto o jeito é pintar e criar. É uma oportunidade de soltar a criatividade e fazer algo que combine com a decoração do quarto, como neste exemplo:
Para completar, a cama fica mais bonita com uma colcha ou edredom e o duvet tem ganhado fama no Brasil. Trata-se do “recheio” do edredom, a parte mais grossa. Com um duvet, é possível trocar as capas e com o DIY, fazer diferentes estampas, texturas e cores. Neste vídeo você entende como definir as medidas da sua capa e aqui é possível ver o passo a passo para fazer uma:
Itens de organização
Os tecidos também podem ser utilizados para fazer outros itens que ajudam a manter a casa organizada. Pequenos cestos organizadores, por exemplo, podem ficar no banheiro, no quarto ou no escritório para armazenar itens menores como maquiagens, canecas e até mesmo serem usados como cachepô. Veja como fazer:
O tradicional cesto de roupa suja também pode virar algo original. No exemplo abaixo, além da costura, a estrutura ainda conta com um modelo de madeira, confira:
Objetos decorativos
Tecidos e cordas também podem se transformar em objetos decorativos, e para quem não é familiarizado com a agulha, não se preocupe, pois alguns elementos podem ser feitos apenas usando cola. No vídeo abaixo, a almofada ganha uma cara nova, mais condizente com a decoração escolhida, apenas usando o tecido e cola:
E para quem quer seguir reaproveitando itens e incorporando sustentabilidade à decoração, com um pneu, cordas e madeira é possível criar um banco:
Decorar a casa com tecidos, além de ser econômico, é um exercício de criatividade e oferece uma característica DIY para a residência, deixando o lar mais autêntico.