O home office já faz parte da realidade de muita gente, e o espaço que era provisório, virou oficial. Saiba como transformar sua área de trabalho no quarto gastando pouco!
Desde o início da pandemia, muitos hábitos foram transformados – especialmente quando o assunto é casa. O lar se transformou em um espaço de trabalho, estudos e lazer, e a decoração entrou no radar de muita gente. Houve quem comprasse itens novos, ou quem usasse a criatividade para inovar.
Muitos apostaram em deixar a casa mais verde, ou decidiram transformar um espaço antes mal aproveitado em uma área produtiva. Houve quem se arriscasse em uma reforma, enquanto outros buscaram formas mais econômicas para mudar o ambiente.
A realidade é que, apesar de ver na casa uma oportunidade para mudança, muitas adaptações foram motivadas pela comodidade e novas funções exercidas na casa, a principal delas sendo o home office.
Trabalhar de casa virou uma realidade, que deve permanecer no período de pós-pandemia. Portanto, muitas pessoas que criaram estações de trabalho improvisadas agora precisam de um espaço funcional e definitivo.
Em alguns casos, é no próprio quarto que se trabalha e descansa, e soluções criativas podem tornar o home office no quarto possível, sem estragar as horas de descanso. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar nessa tarefa:
- Uma pintura pode mudar tudo
Quem nunca passou por uma situação em que teve que participar de reuniões on-line, e viu o fundo da paisagem alheia, contendo desde belas janelas até roupas empilhadas. Depois de escolher o cantinho onde a estação de trabalho vai ficar, aposte em uma pintura, nem que seja só na parede que ficará ao fundo. O ambiente será mais profissional, e uma pintura pode ser suficiente para dar outro ar ao quarto.
- Iluminação faz toda a diferença
No trabalho, o ideal é uma luz branca e fria, que se assemelha à natural, e oferece mais conforto durante o expediente. Para não descansar no ambiente “profissional”, a luz amarela cai bem, deixando o clima mais aconchegante. Uma luminária bem posicionada já fará muita diferença, e escolher as lâmpadas certas oferecerá essa distinção entre trabalho e descanso. Se for possível manter a parte do escritório próxima a janela, melhor ainda!
- Utilize as paredes
Um dos desafios de trabalhar e dormir no mesmo ambiente é que pode não sobrar muito espaço. Se a área destinada ao home office for pequena, a parede pode ser sua aliada. Em lojas de casa e decoração, é fácil encontrar itens como lousas, quadros para ímãs, além de prateleiras e nichos que podem ajudar na organização, sem ocupar mais espaço no chão, impedindo a circulação.
- Escolha o móvel certo
Se seu quarto ainda não tem uma escrivaninha ou mesa que sirva para o dia a dia, está na hora de fazer esse investimento. Uma mesa com tamanho adequado é essencial para conseguir trabalhar com concentração, mas isso não significa que precise gastar muito.
Faça pesquisas, consulte fóruns on-line e peça dicas para amigos, para encontrar uma solução econômica. Um móvel que venha desmontado ou até que demore mais para chegar pode ser mais em conta, e vai transformar a rotina de trabalho. Na hora de escolher, leve em consideração, além do preço, o espaço físico e as características da mesa. Gavetas e nichos são aconselháveis por ajudar na organização.
Caso tenha habilidades manuais, você também pode se arriscar e fazer seus próprios móveis!
- Aposte na funcionalidade
Em alguns casos, o espaço pode não ser suficiente para um ambiente separado de home office, mas isso não significa que não é possível adaptar. Uma solução é escolher móveis – ou até posicionar os itens para que sirvam a mais de um propósito. A mesa do escritório, por exemplo, pode ficar ao lado da cama e servir, também, como mesa de apoio para a cama. Com criatividade, é possível aliar descanso e trabalho no mesmo ambiente, criando um home office no quarto sem gastar muito!