A arquitetura tem evoluído muito com o passar do tempo, acompanhando as tendências dos espaços, da sociedade e das formas de interação entre eles. Principalmente nas grandes cidades, onde os ambientes tem se tornado cada vez menores, o aproveitamento de espaço se tornou quesito essencial ao planejar sua casa.
Nesse contexto, surge o conceito de open space, do inglês espaço aberto, que consiste em planejar a estrutura da casa de maneira mais aberta e integrada. A ideia é reduzir a quantidade de paredes e aumentar o espaço de circulação, sem reduzir a privacidade dos cômodos onde ela é necessária.
Se você pensa em construir uma casa ou mesmo reformá-la dentro desse princípio, separamos algumas dicas cruciais:
Diga não aos cômodos e sim às áreas
Ao invés de desenhar seus cômodos isoladamente, eles devem ser pensados de maneira integrada desde a concepção do projeto. Isso significa que devemos mudar nosso conceito de cômodo fechado e adotar a ideia de áreas abertas designadas para cada atividade.
Integre as áreas internas e externas
Outra característica do open space é integrar a parte de fora à parte de dentro de sua casa. O que antes era apenas visto como um quintal passa a ser uma parte útil da casa, sempre com um ponto de comunicação e circulação que pode ser estabelecido por meio de uma porta de vidro ou mesmo uma janela bem ampla.
Use a decoração a seu favor
Caso você queira criar um ambiente bem aberto, mas tenha medo de perder sua privacidade, use elementos de decoração para delimitar alguns espaços mais íntimos onde você não quer que as visitas tenham visibilidade total. Você pode usar plantas, móveis, biombos, painéis ou cortinas.
Aposte em mobiliário solto
Ao construir uma casa dentro do conceito de open space você não ganha apenas amplitude, mas também mais flexibilidade. Seus cômodos deixam de estar limitados a uma metragem específica e os móveis podem ser colocados onde você quiser. Por isso, ao invés de investir em móveis embutidos e planejados, opte por mobílias que sejam fáceis de movimentar pela casa.
Esperamos que as dicas tenham ajudado a entender melhor essa proposta e, principalmente, trazido ideias para aplicá-la!