Nos programas de TV sobre reforma não se fala sobre outra coisa: o conceito aberto e suas maravilhas. O estilo tem sido muito utilizado pois amplia os ambientes, criando uma sensação de espaço, mesmo em cômodos pequenos. Mas o que é, exatamente, o conceito aberto? Vamos te contar e também explicar como ele pode ser aplicado na sua casa.
O conceito aberto é baseado em ambientes integrados, sem paredes ou portas dividindo os cômodos. O estilo não é novo, e pode ser encontrado em imóveis como lofts, onde não há divisão entre as áreas do apartamento – mas ele pode ser aplicado de diversas maneiras e em locais variados.
Com um conceito aberto, é possível aproveitar, por exemplo, a luz natural que vem de um ambiente, ou criar uma área maior para a circulação da família ou para receber os amigos.
A forma mais comum de criar esse tipo de ambiente é acabar com a divisão entre a cozinha e a sala: derrubando uma parede e criando uma bancada ou ilha, é possível integrar os dois cômodos, permitindo sua unificação em um único grande espaço.
Para quem tem família grande e adora se encontrar aos finais de semana para um almoço, é uma excelente solução para que todos não fiquem confinados na cozinha, como acontece normalmente. Ainda, em uma festa ou reunião entre amigos, é possível socializar com os convidados na sala, e até mesmo assistir TV ou ficar de olho nos filhos. Mas, além da praticidade, o layout oferece conforto e amplitude, criando um espaço que parece maior. Com isso, ele também é ideal para residências menores e apartamentos.
Como criar um conceito aberto?
O primeiro passo para criar esse conceito é derrubar paredes. Claro, é preciso consultar um profissional e verificar as bases estruturais, além de checar se alguma documentação é necessária para que a parede possa ser derrubada.
Mas, mesmo que a estrutura precise permanecer, é possível transformar uma parede em um pilar, por exemplo, desenvolvendo o conceito aberto e ainda criando um novo estilo de decoração. Normalmente, são os próprios móveis que farão a demarcação de cada ambiente, como sofás, a bancada da cozinha, ou uma mesa. Mas até a decoração, como pisos distintos, cores e texturas diferentes nas paredes ou iluminação diferenciada também podem ser usados como indicadores de mudança de ambiente.
Criando novos ambientes
Outra aplicação que se tornou muito popular nos últimos tempos, especialmente em apartamentos, foi fechar as sacadas, criando um novo ambiente e ampliando a sala. Se alguns apartamentos novos já contemplam grandes “espaços gourmets”, outros apartamentos podem ser adaptados.
Uma forma de criar um conceito aberto entre a sala e a varanda é tirando as portas e fechando a área externa com vidro. Esse novo ambiente pode ser uma segunda sala para receber visitas, um espaço para as crianças brincarem, um ambiente para fazer refeições, um canto para leituras ou outra coisa que a imaginação ou a necessidade encontrem.
O mais interessante do conceito aberto é que pode ser adotado em todo tipo de imóvel. Casas grandes, pequenas ou apartamentos podem se adaptar, criando um ambiente mais integrado e acolhedor. É só encontrar uma inspiração e colocar a mão na massa!
One thought on “Conceito aberto: saiba como criar na sua casa a tendência do momento”