Quem já teve pelo menos um vasinho com alecrim ou manjericão sabe a diferença que faz colher temperos frescos na hora de preparar as refeições. O aspecto é outro, o sabor é outro, a experiência é outra. A pergunta é a seguinte: que tal passar da fase dos vasinhos na janela da cozinha e ter uma horta em casa?
Um cantinho especialmente dedicado ao cultivo de temperos, plantas para chá, verduras e frutas é não só um incentivo para ter refeições mais saudáveis como também uma forma charmosa de decorar espaços externos da sua casa. Sem falar que montar a própria horta pode ser um ótimo projeto para fazer em casa durante o período de distanciamento social.
O melhor de tudo é que você não precisa de um canteiro extenso para começar sua horta. Os próprios vasos cumprem muito bem a função, só que dessa vez nada de improvisá-los pelas janelas, combinado? Jardineiras, vasilhames, latas, tudo isso pode ser reutilizado para o cultivo. A única exigência é que os compartimentos utilizados tenham furos na base.
Mas o mais importante, você certamente já desconfia, é a iluminação. A maior parte das hortaliças precisa de bastante luz para crescerem fortes e saudáveis. Mesmo que você não tenha um quintal, observe os horários do dia em que o sol bate em certas áreas da casa e defina estrategicamente o lugar da horta nos cantos mais ensolarados.
Se você está começando sua horta e não tem ainda muita experiência, o mais indicado é plantar mudas em vez de sementes. Outra boa dica é começar pelas espécies mais duradouras e versáteis do ponto de vista das condições de cultivo, como orégano, alecrim, manjericão, cebolinha e capim-limão.
E de nada adianta ter um lugar ensolarado e os compartimentos adequados para começar a horta sem ter certeza de que você terá tempo para cuidar dela todos os dias.
Esse cuidado diário consiste basicamente na rega. Para que tudo ocorra bem, basta seguir duas dicas:
- Não regue no meio do dia, quando o sol está forte;
- Espete um palito de madeira na terra e verifique no começo da manhã e no final da tarde se está seco, se estiver molhado, não precisa regar.
Um cuidado secundário, mas também muito importante, é a adubação. Uma vez por mês é necessário fornecer algum tipo de adubo orgânico, como húmus de minhoca, esterco de galinha, farinha de cascas de ovo, compostagem etc. O processo ajuda a proteger as raízes e manter a umidade da terra.
Por fim, principalmente se você quer cultivar espécies comestíveis, faça podas de limpeza e colheita de ramos periodicamente. O que explica esse truque é que as plantas “interpretam” essas ações como um estímulo para brotarem outra vez, com ainda mais vigor.
Ter uma horta em casa é um verdadeiro privilégio – um privilégio facilmente alcançável. Não é preciso gastar muito, enquanto os benefícios são inúmeros: comidas mais fresquinhas e saudáveis, um charme para a área externa, o prazer de fazer uma atividade manual ao ar livre. Montar a própria horta é uma atividade incrível!
4 thoughts on “Como ter uma horta em casa”