Como manter a rotina durante a quarentena.

Ir para o trabalho, levar os filhos na escola, dar uma passadinha na padaria, visitar a família aos domingos… Se antes a sua vida era parecida com isso, como fica agora? É difícil desapegar da rotina, mas a verdade é que você não precisa, nem deve!

Se você pode ficar em casa durante este período, é importante lembrar que manter a rotina durante a quarentena é fundamental para a saúde mental e também física. É claro que não será a mesma, mas é preciso criar uma nova rotina.

Sabemos que, ainda mais para aqueles que têm filhos pequenos, a vida pode estar um tanto bagunçada nesse momento. Quer uma ajudinha?

Neste post, daremos algumas dicas para manter a rotina durante a quarentena:

 

  • Faça uma lista

Este é o primeiro passo! É muito importante colocar no papel (ou no bloco de notas do celular) as tarefas diárias. Mesmo que elas não sejam as mesmas, nem no mesmo volume do que antes, ainda assim ficará muito mais fácil organizá-las quando você souber exatamente o que precisa ser feito e quando.

Além disso, colocar as coisas no papel diminui a ansiedade, pois se você externaliza seus afazeres, não precisa mais ficar se preocupando com eles o tempo todo, apenas na hora que for necessário.

 

  • Arrume a casa

Que tal aproveitar este período para dar aquela arrumada geral na sua casa? E aqui estamos falando desde organizar as gavetas até algo maior, como instalar uma prateleira, pintar paredes, renovar um cômodo ou mesmo montar um jardim. Aqui apresentamos algumas ideias de projetos para fazer em casa durante a quarentena. Todos envolvem pouco ou nenhum gasto, ok?

 

  • Organize as atividades com as crianças

Agora além de mãe e pai, você também virou professor(a), educador(a) físico, amiguinho(a) do bairro… em tempos de isolamento social acabamos assumindo muitas funções! Ou seja, mais do que nunca, é importante estabelecer uma rotina para dar conta de todos esses papéis!

A rotina de estudos deve ser organizada junto à escola, mas é ideal manter um cronograma diário. Defina períodos para estudo, outro para as lições e também uma pausa para o lanche. E claro, separe um tempo para entreter as crianças com atividades divertidas depois que as obrigações forem cumpridas!

 

  • Faça alguma atividade física

Antes da quarentena você praticava alguma atividade física? Não importa a resposta, pois agora é ainda mais importante mexer o corpo! Para deixar de lado sintomas de ansiedade e depressão, se exercitar é uma ótima pedida.

Existem diversos canais no YouTube, como o Exercícios em Casa, ou Lives no Instagram dando aulas ou sequências para fazer em casa, mesmo que você tenha pouco espaço.

 

  • Conecte-se com familiares e amigos

O distanciamento físico não nos impede de estar próximos àqueles que amamos. Agende ligações ou videoconferências semanais com amigos e familiares, dessa forma ninguém se sentirá isolado. Aproveite estes momentos para compartilhar com eles seu dia a dia na quarentena e para falar como está se sentindo. É hora de nos ajudarmos, mesmo à distância!

 

O ser humano se adapta rapidamente a mudanças, temos certeza que você em breve estará totalmente confortável com a nova rotina e com a mente mais tranquila.

Deixe um comentário