A área social tem ganhado destaque em novos apartamentos, mas é possível transformar a varanda tradicional em um espaço para receber os amigos e cozinhar. Veja nossas dicas:
Sabemos que uma moda veio para ficar quando ela é replicada à exaustão e aparece em todos os lugares. Esse, com certeza, é o caso das varandas gourmet, que já foram incorporadas em novas construções, e agora tem lugar garantido em muitos prédios recém-lançados.
A ideia é interessante, pois oferece um espaço de entretenimento aberto e arejado, o que em um país tropical como o Brasil, é sempre importante. Quem não tem um quintal, acaba transformando a varanda no espaço social, para receber visitas e até fazer aquele churrasquinho clássico.
Como comentamos os imóveis novos já levam esse conceito em consideração, mas os modelos mais antigos podem ter apenas a varanda tradicional. Porém, ela também pode ganhar cara nova e virar “gourmet”.
Tecnicamente, para ser uma varanda gourmet, precisa ter uma área autônoma para cozinhar, incluindo pia e cooktop ou churrasqueira. Mas, para quem não consegue fazer uma instalação hidráulica, o passo principal é ter uma bancada. Dali é possível fazer a preparação de alimentos para serem cozidos ou assados.
Para investir no churrasco, também não é necessário construir uma churrasqueira completa. Sabe aquele modelo clássico, com uma grelha? Só isso já pode ser suficiente para assar uma carne enquanto recebe os amigos.
Se o ambiente for pequeno, confira nossas dicas para ajudar na decoração clicando aqui. Mas o tamanho não precisa te impedir de ter uma varanda gourmet. Uma dica é apostar em móveis dobráveis e retráteis. Assim, quando não estiver utilizando, eles podem ficar encostados e fora do caminho.
Nesse vídeo, o arquiteto Maurício Arruda mostra como tornar uma varanda simples em uma área multiuso – que além de servir como ambiente social pode ser utilizada para trabalhar. Deixando a varanda com cara de “deck”, ele utiliza madeira no chão, além de fazer um armário embutido e uma mesa dobrável – que pode ser aberta durante o expediente, tornando o ambiente ideal também para trabalhar.
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=TQuf3Z6QcGY
Decorando a varanda gourmet
Além da madeira, como mostramos no vídeo, outra dica para deixar sua varanda com cara de gourmet é utilizar azulejos. Na hora de escolher, é preciso se atentar se o revestimento é resistente a água e altas temperaturas, para não correr o risco de estragar ou rachar. Já na cor e estampa, vale tudo, lembrando só de manter o ambiente combinando com o resto da casa.
Nos espaços limitados, o uso de prateleiras é sempre recomendado, e aqui não é diferente. Além de ajudar na decoração, e poder apoiar quadros e outros objetos, as prateleiras podem receber itens usados no espaço, como utensílios de cozinha, tábuas, etc.
E não se esqueça das plantas! Um espaço externo pede o verde, e há uma imensa variedade de plantas que podem ser utilizadas, criando um jardim. Além dos vasos, outra dica é o jardim vertical para quem não tem espaço, ou uma horta, para quem quer produzir seus próprios temperos e tornar mais verde a varanda gourmet.