Quando falamos sobre projeto de construção, a primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas é a planta da casa. O que poucos sabem é que existe uma série de passos que antecedem a materialização da planta.
Essas etapas serão a essência do projeto – são elas que vão nortear Arquiteto e/ou Engenheiro e direcionar os demais profissionais contratados em busca da construção de sua residência, exatamente como você sonhou.
Terreno
O primeiro passo é realizar uma análise do terreno. É preciso saber suas medidas, inclinação, posição em que o sol irá atingir a casa, tipo construções ao redor… Quanto mais informações você conseguir agrupar, melhor. Com essa análise do terreno será possível começar a planejar os primeiros traços da casa.
Ideia
Para pensar no tipo de casa que você quer construir, leve em consideração o tamanho da sua família e estilo de vida de cada um. Se a família é grande, será preciso planejar mais quartos; se gostam de cozinhar, a cozinha deve ter destaque; se costumam assistir filmes e séries juntos, podem fazer uma sala para este fim; se tem crianças, é uma ótima ideia criar uma área de lazer. O propósito da casa é acolher e atender todas as necessidades e atividades da família.
Preste atenção em outras casas para se inspirar e anote as ideias que mais chamarem atenção. Também busque referências na internet. Um ótimo lugar para isso é a rede social de compartilhamento de imagens Pinterest, onde você pode encontrar todo tipo de propostas, das mais tradicionais às mais inovadoras.
Rascunhos
Mesmo não sendo um profissional, você mesmo pode começar a fazer um rascunho de sua casa. Nesta etapa, não é preciso ter habilidades técnicas, basta conseguir colocar todas as ideias que você teve anteriormente no papel.
Faça um rascunho da planta terrestre e da fachada. Aqui vale também imaginar como seria a disposição de móveis e distribuição do espaço. Esta fase é muito importante pois irá ajudar o Arquiteto a entender o que você espera e direcionar o trabalho que ele irá desenvolver.
Arquiteto
Este profissional é importante para transformar todo o material que você rascunhou em uma planta baixa que será aprovada na prefeitura. Ele deverá absorver suas ideias e analisar a melhor forma para colocá-las em prática, levando em consideração todos os detalhes do terreno e trazendo sugestões e melhorias para o processo.
Vale lembrar que o projeto da casa envolve muitas estruturas, como sustentação, elétrica, hidráulica, esgotos, telefonia – tudo isso deve ser planejado antes de começar a construção e envolver uma série de profissionais especializados.
Seu projeto é apenas o primeiro passo em direção a construção da casa, mas é muito importante e merece tempo e dedicação. Esperamos que as dicas te ajudem nessa fase!