Conheça nossas dicas para transformar ambientes comerciais, deixando a loja mais atrativa e gastando menos
Abrir um estabelecimento implica em uma série de gastos de uma só vez. Entre fornecedores, materiais, reforma e criação de marca, às vezes não sobra tempo ou dinheiro para investir em decoração. Porém, ter um ambiente adequado é importante para o bem-estar dos clientes e decorar uma loja gastando pouco é possível.
O segredo para economizar nesta etapa é fazer um bom planejamento e definir o orçamento. Hoje existem diversas opções de aplicativos gratuitos onde é possível simular a decoração de um espaço, como Room Planner.
Com isso, é só indicar na plataforma a planta do imóvel e usar a criatividade. Ao montar o espaço virtual, fica mais fácil visualizar itens decorativos, onde a iluminação deve ter mais destaque, e quais paredes ou cantos podem utilizar um detalhe extra.
A partir daí, é importante criar uma lista, priorizar os itens e, claro, pesquisar preços. Mesmo assim, nem tudo precisa ser comprado. Algumas peças podem ser reformadas e o nosso querido DIY também entra em ação para compensar a falta de orçamento.
Dicas para decorar uma loja gastando pouco
Para começar, lembre-se sempre da importância de uma boa pintura. Mesmo que seja apenas uma nova camada de branco, a cobertura das paredes já dará um aspecto renovado para o ambiente. Aproveite também a variedade de opções de papel de parede e diferentes combinações de cores para compor o espaço.
Criar uma identidade para o empreendimento também é importante em qualquer tipo de imóvel comercial. Mesmo em um consultório que só será acessado por pacientes, a decoração deve ser planejada. Dar personalidade ao espaço permite que as pessoas que o visitam criem identificação e se sintam mais à vontade, gerando interesse em retornar.
A seguir, confira nossas dicas para decorar uma loja gastando pouco:
1- Reutilize móveis
Se aquele móvel antigo já não combina mais com o ambiente, mas sua qualidade é boa, nem pense em trocar. Além de ser mais sustentável reaproveitar, hoje existem muitas opções para dar uma cara nova a uma peça antiga.
Começando por lixar, polir e tirar manchas, os móveis podem ganhar novo aspecto ao trocar puxadores ou até mesmo as portas.
Se estiver buscando um novo estilo de decoração, considere mudar a cor também. Outra solução em alta é o papel de parede com textura de mármore, que pode ser aplicado ao balcão para trazer sofisticação ao espaço.
2- Busque materiais em conta
Caso ainda não tenha definido o estilo de decoração da loja, busque referências que incluam materiais mais baratos. Já mostramos por aqui diversas opções de móveis com madeira pinus, que é mais econômica e pode dar um ar vintage ou rústico.
Além disso, as ripas podem dar um charme extra nas escadas, ou servir como biombo para esconder uma área que os clientes não devem acessar.
O cimento queimado também pode se tornar o centro da decoração e ainda trazer economia na reforma do piso. Também dá um charme extra nas paredes e ajuda a criar um ambiente mais industrial.
3- Não esqueça dos objetos decorativos
É preciso entender que não é necessário fazer uma grande reforma para ter a loja dos sonhos. Em alguns casos, transformar o ambiente significa apenas incluir detalhes que deixem a loja atrativa. Por isso, buscar objetos específicos que ajudem nessa composição pode ser uma solução eficiente e barata.
Busque referências e sites de decoração e redes como o Pinterest, para definir quais peças e cores irão combinar. A partir daí, vá à caça. Seja na internet ou centros comerciais da sua cidade, sempre há lojas de decorações com preços mais em conta.
Vai exigir mais tempo e disposição, mas a economia valerá a pena. Para quem quer fazer uma composição com quadro, por exemplo, pode escolher diversas molduras e depois imprimir imagens que podem ser encontradas gratuitamente na internet.
A mudança pode estar em pequenos detalhes, como uma cesta de vime em volta do lixo, objetos decorativos que remetem aos itens vendidos, uma poltrona ou uma luminária.
4- Não esqueça da iluminação
Um dos pontos mais importantes na hora de decorar uma loja é a iluminação. Ela deve ser adequada para que os clientes acessem os produtos com clareza de dia ou de noite. Mas isso não significa que a luz precisa ser fria.
Na verdade, é possível combinar os tipos de luz para criar um ambiente aconchegante ao mesmo tempo em que destaca os itens à venda. Confira no vídeo como escolher o tipo de iluminação para a loja:
As fitas de LED e luminárias podem ajudar a compor isso sem comprometer o orçamento, e fazer os próprios lustres com técnicas de DIY ajudam a decorar uma loja gastando pouco.