Entre as mudanças trazidas pela pandemia, uma das mais curiosas é o aumento da adoção de animais de estimação. Os principais motivos apontados são a busca por companhia contra a solidão e o maior tempo dentro de casa para passar com os pets.
No caso de pessoas que moram em casas maiores, com área externa, já demos algumas dicas de como criar um espaço ideal para cachorro no quintal. Mas em todos os casos, o desafio é montar um cantinho que seja ideal para seu pet e para você.
O primeiro passo é delimitar um espaço. Ainda que alguns bichinhos – principalmente os gatos, sempre eles! – gostem de escolher cantos próprios e variar de lugar, é importante escolher uma área para ser a principal. Evite lugares apertados e próximos a móveis e áreas de passagem. Se você tiver uma área de serviço ou varanda, perfeito!
Mas ninguém conhece seu pet melhor do que você. Por isso, se ele for daqueles que até aceita passar o dia longe de você, mas na hora de dormir quer se deitar bem pertinho, monte um espaço a mais no quarto. Às vezes uma caminha é o bastante, podendo deixar os jornais ou a caixinha de areia no outro espaço, mantendo o quarto limpo.
Depois de escolher o espaço, chegou a hora de colocar nele as coisas do seu pet, como uma almofada ou caminha, potes para ração e água, brinquedos, sem falar nos já mencionados jornais e caixinha de areia. Pense nessa etapa como a decoração de um cômodo: é ótimo se for bonito e de bom gosto, mas acima de tudo deve ser funcional e organizado.
Como você pode perceber, esses passos são bastante simples. No final das contas, o principal é mesmo a organização, para você e para o seu pet. Guarde ou tampe a comida para mantê-la fresca (no caso de rações secas), lave as vasilhas com frequência, troque jornais sujos e limpe a caixa de areia todos os dias. Se houver brinquedos espalhados pela casa, devolva todos ao cantinho, não se esquecendo de também higienizá-los, principalmente se tiver filhos pequenos que brincam bastante com os pets.
Ter um pet de companhia é uma distração merecida, ainda mais em momentos de isolamento, mas isso não significa que você pode simplesmente “deixar rolar”.
A disposição e o bem-estar do seu pet dependem também da forma como você cuida do ambiente em que ele vive. Organize tudo para seu bichinho e se prepare para curtir bons momentos!