Quem tem cachorro em casa sabe o quanto a sua companhia pode ser gostosa… mas sabe também o quanto a bagunça pode dar dor de cabeça. Criar um bom espaço para o seu pet, além de ser saudável para ele, ainda te ajuda a manter a casa arrumada!
Se você tem um quintal, já está largando na frente.
Espaços que permitem que o cachorro se movimente bastante são ótimos porque estimulam o exercício e o gasto de energia do animal, o que melhora muito sua qualidade de vida. Se o seu cachorro pode passar o dia correndo e brincando, essa rotina certamente diminuirá seu estresse, melhorando sua saúde. Além disso, todos dormem melhor! Ele, por estar cansado, e você, pelo fato do peludo estar menos agitado à noite.
E não precisa ser um quintal enorme, é claro. Na verdade, muitos cães preferem espaços mais reservados, confortáveis e fechados, principalmente para a hora de dormir.
Grandes ou pequenos, quando estamos falando de quintais há alguns cuidados fundamentais que devem ser tomados. E todos eles têm um nome principal: segurança.
Se você tem grama alta ou plantas espinhosas, por exemplo, construa um cercado para evitar que seu bicho seja picado ou mordida por outros bichos, ou que se machuque. Ou, até mesmo, que acabe ingerindo uma planta ou fruto venenosos. Se você tem uma piscina, faça um cercado – não corra o risco do animalzinho cair na piscina! Brincadeiras na água, somente com supervisão.
Outros cuidados básicos são com materiais de limpeza e de construção. Não deixe nada tóxico ou cortante ao alcance do seu cachorro, principalmente se ele for filhote ou curioso.
Garantindo a segurança do seu bicho em primeiro lugar, então é hora de pensar em como deixar o espaço dele confortável. Afinal, cachorros passam, em média, 40% do dia dormindo ou, no mínimo, descansando.
Escolha um cantinho protegido do sol, frio e chuva para colocar uma casinha – que seja feita de algum material impermeável, e com uma caminha macia em seu interior. Esse será o lugar em que seu cachorro mais se sentirá importante, o que é essencial para animais com necessidade de dominação de espaço. Aproveite para deixar brinquedos sempre por ali, até que ele mesmo se acostume e, depois de brincar, devolva as coisas ao lugar. Isso funciona!
E por falar em hábitos que funcionam, existe outro muito importante para o seu pet e mais ainda para você. O lugar de fazer necessidades. Escolha um canto que não fique no meio de passagens – e longe da casinha – e, caso não tenha grama, forre com jornal. Ensine seu cachorro a se aliviar sempre ali. E claro, mantenha-o sempre limpo.
E, por fim, seja criativo. Cada cachorro é um cachorro e não é brincadeira quando dizem que os bichos se parecem com seus donos. Alguns vão gostar mais de correr atrás de bolinhas, enquanto outros preferem assistir um filme no sofá ao seu lado.
Ensine hábitos adequados e garanta que seu pet tenha um canto confortável. Ele ficará feliz e terá uma vida mais saudável. E você também.
Muito bom os conselhos, para mim , marinheira de primeira viagem.
Obgda