Quando o assunto é construção ou reforma, saber calcular a quantidade de materiais de construção é sinônimo de economia. Se o orçamento não está apertado, não há dúvida de que o melhor a se fazer é contratar um profissional qualificado para cuidar da questão.
O problema é que muitas vezes isso não é possível. Mas isso não significa que você não possa fazer sozinho alguns cálculos básicos para a quantidade dos principais insumos da construção, como concreto, armações, tijolos, argamassa etc., evitando sobras e desperdícios.
Mas antes de falar sobre qualquer material em específico, é importante chamar atenção para as perdas e os arredondamentos. É algo bastante simples, basta pensar: numa construção civil, sempre há o risco de calcular errado alguma medida e/ou de perder alguns materiais devido a quebras e danos.
Assim, para não correr o risco de paralisar uma obra por falta de materiais é necessário adicionar uma taxa de perda de 10%. Exemplo prático: se precisamos de 3,0 m³ de concreto, multiplicamos por 1,1 (taxa de 10%), de modo que o volume orçado deverá ser de 3,0 x 1,1 = 3,3 m³.
Além disso, é importante na hora de comprar materiais de construção sempre arredondar as quantidades para cima. Por exemplo: não é possível comprar 2,5 sacos de areia, então você deverá comprar 3 sacos. Esse “extra” muito provavelmente será utilizado.
Para a quantidade de cada material de construção, é possível encontrar na internet boas calculadoras automáticas, como essa do Mapa da Obra. Mas, para uma noção de como não é tão difícil calcular você mesmo a quantidade de alguns materiais, veja abaixo um exemplo para tijolos ou blocos para paredes e muros.
- O primeiro passo é determinar a área da parede ou muro que será construída. Basta multiplicar o comprimento pela altura, lembrando de excluir a área das janelas e portas.
- Calcule a área dos tijolos ou blocos contando a argamassa. Em geral, a argamassa tem 1 cm de espessura. Assim, para calcular a área total basta somar 1 cm no comprimento e na altura e depois multiplicar.
- Por fim, para calcular a quantidade de tijolos ou blocos basta dividir a área da parede ou muro pela área dos tijolos ou blocos com argamassa.
* Não se esqueça de adicionar a taxa de perda de 10%
Viu como calcular a quantidade de materiais de construção não precisa ser necessariamente uma tarefa difícil, nem algo que só pode ser feito por profissionais?
O mais importante é tomar cuidado com as perdas e arredondamentos e, é claro, prestar bastante atenção na hora de fazer as contas. Se você ainda não tem muita confiança com números, mas quer aprender, comece aos poucos: tente fazer você mesmo as contas e depois compare com os resultados de uma calculadora automática.
One thought on “Como calcular a quantidade de materiais de construção.”