Não é novidade que construir uma casa requer um investimento muito alto – às vezes a economia de toda uma vida. Isso sem falar no tempo de execução de uma obra, o que exige paciência e disposição para lidar com atrasos e imprevistos.
Basta somar a esses fatores um elemento circunstancial, como a alta nos preços dos materiais de construção, e o sonho da casa própria para muitas pessoas parece ainda mais distante. Mas nem tudo está perdido. Para quem deseja construir um imóvel próprio e quer reduzir os custos e a espera, há uma alternativa: as casas pré-fabricadas.
Casas pré-fabricadas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não são imóveis acabados, como se uma construção inteira fosse deslocada da fábrica e assentada no terreno já pronta para a família morar. O termo “pré-fabricada” se refere a algumas fases da construção, que são realizadas de forma seriada dentro da fábrica ou no próprio terreno.
O exemplo mais tradicional são as paredes. Quando estamos falando de casas pré-fabricadas, é possível fazer a modelagem de todas as paredes na usina ou no terreno, o que agiliza o processo. Já deu para entender o diferencial, não é mesmo? Para ter uma noção da praticidade, uma casa pré-fabricada pode levar até um terço do tempo da construção de uma casa tradicional.
Tudo isso significa que a mão de obra envolvida é mais barata, bem como praticamente não há desperdícios de materiais no canteiro de obras. Além disso, como os materiais se confundem com a própria construção, o orçamento é um só, o que facilita o controle das finanças.
Os modelos podem ser variados – tijolo, madeira, concreto, isopor, combinações entre os anteriores – e são planejados para uma eficiência elevada em termos de durabilidade, isolamento térmico e captação de água da chuva, por exemplo. Dentre esses modelos, destacamos dois que estão em verdadeira alta e que você não pode deixar de conhecer:
Casas pré-fabricadas de madeira
O ponto forte desse modelo é a resistência. Casas pré-fabricadas de madeira suportam condições climáticas agressivas e não sofrem desgastes significativos por muitos anos, garantindo segurança e bem-estar para os moradores. A variedade também chama atenção, permitindo optar pelos “desenhos” e tipos mais diversos, adequando a construção às especificidades do terreno.
Casas pré-fabricadas de isopor
Um dos modelos mais conhecidos de casas pré-fabricadas é o de isopor. Não se assuste, é isso mesmo! Leve, barato e sustentável, o isopor é flexível e facilmente moldável diante de alterações de temperatura. Ao contrário de um mito comum, essas casas não são inflamáveis – não é o mesmo isopor que conhecemos do dia a dia. Além disso, as casas de isopor dispensam o uso de água e exigem menos vigas, argamassas e madeiras, oferecendo ainda ótima acústica.
Seja qual for o seu modelo preferido, lembre-se: casa pré-fabricada não é sinônimo de casa sem vida. Personalize suas paredes já de olho nas tendências de cores para 2021.
As casas pré-fabricadas já são uma realidade. Procure empresas especializadas nesse tipo de projeto e conquiste o sonho de construir uma casa sem precisar gastar todas as suas economias.
Muito boa suas dicas.
Parabéns!
http://www.skinegocios.com.br