Conforme as etapas da vida vão mudando e novos planos vão se organizando, é natural que em alguns momentos as pessoas sintam a necessidade de ter mais espaço em casa. Quando a situação é mais drástica, há quem opte inclusive por juntar as coisas e mudar de lugar. Fica a pergunta: ampliar ou mudar, o que vale mais a pena?
Há vários motivos que podem levar a essa dúvida. Talvez você queira ter uma horta em casa, ou quem sabe criar um espaço aconchegante para o seu pet, ou ainda montar uma área de lazer para os filhos. Isso sem considerar que, com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, passou da hora de montar seu home office.
Levar em conta a realidade e os objetivos da sua família é fundamental para chegar a uma boa decisão. Afinal, vamos supor que sua família precise de espaço e esteja insatisfeita com a vida atual. Nesse caso, de nada adiantaria ampliar a casa, e o melhor seria mesmo considerar mudar de endereço. Pode ser até que vocês passem a cogitar a vida no interior. Afinal, quem não quer mais qualidade de vida?
É claro que pode acontecer também o contrário. Talvez sua família goste da casa, do bairro e da rotina, mas gostaria de ter mais espaço ali mesmo para alcançar novos objetivos. Já nesse caso, uma boa reforma para ampliar a casa muito provavelmente daria conta do recado.
Por isso, o primeiro passo é se fazer algumas perguntas estratégicas para entender a situação do seu imóvel atual e da sua família. Sua casa precisaria de uma reforma de qualquer jeito? Quanto vale a casa e qual o potencial de valorização? Quanto tempo pretende ainda morar nela? Uma ampliação daria conta das suas necessidades? Pretende ter mais filhos?
Essas são algumas perguntas básicas para se decidir entre ampliar ou mudar de casa. Não adianta, por exemplo, optar por ampliar sua casa e não ter espaço suficiente à disposição. Do mesmo modo, se você tem um amplo quintal, por exemplo, talvez já consiga reformar e construir tudo sem precisar trocar de endereço.
Seja como for, o próximo passo é fazer as contas: suas reservas são suficientes para ampliar a casa? E para se mudar? Nos dois casos, não aja impulsivamente. Reformar ou comprar exige pesquisa, planejamento e cautela para garantir que tudo caiba no bolso, sem prejuízo da saúde financeira da sua família.
Ampliar ou mudar: conclusão
No final das contas, não existe uma resposta direta sobre o que vale mais a pena. Ou melhor, até existe: o que vale mais a pena é refletir com calma quais as reais necessidades da sua família, seus desejos e sua situação financeira. A melhor decisão é aquela que leva em conta os aspectos práticos da sua vida. E então, ampliar ou mudar?