Seja de forma antecipada ou inesperada – é sempre bom ver a família crescer. Com o passar dos anos ela vai aumentando, chegam novos filhos ou outros parentes e os cômodos já não dão mais conta do recado. E isso não precisa ser um problema. Um dos benefícios de se ter uma casa é a possibilidade de ampliação, seja pela criação de um novo cômodo ou pelo aumento de um já existente.
Mas, para que você consiga fazer essa extensão da melhor forma possível, é preciso tomar cuidado com alguns fatores:
Legislação
Antes de começar a planejar a reforma ou construção, verifique se as mudanças que você deseja fazer estão de acordo com a lei. Existe uma legislação que limita o aproveitamento de terreno e regula o uso do solo. Certifique-se de que você ainda não alcançou o limite de aproveitamento de seu espaço e preste atenção nas alturas máximas permitidas. Começar a ampliação de sua casa sem se preocupar com as regulamentações pode resultar em multas e até embargo da sua obra.
Tamanho do terreno
Confira o tamanho de seu terreno e avalie qual seria a dimensão da nova dependência a ser construída. Muitas vezes o local é pequeno e não traria uma diferença significativa de espaço, para justificar o custo com a construção. Nesse caso, vale mais a pena reaproveitar o espaço que você já tem com uma reforma, apenas para redesenhar as partes da sua casa.
Projeto
Caso opte por construir um novo cômodo, converse com um especialista que possa revisar a sua planta, levando em consideração as características da estrutura atual. Esse profissional – um engenheiro ou arquiteto – irá avaliar a fundação da sua casa e a estrutura de pilares e vigas, e irá definir com você qual o melhor lugar para essa ampliação. Ela pode ser lateral, frontal e, dependendo da sustentação, pode até ser em um novo andar.
Organização da casa
É importante garantir que esse novo quarto não irá atrapalhar iluminação ou ventilação da casa. A planta interna deve fazer sentido: verifique se o banheiro continua bem localizado, e se não será preciso passar por um quarto para chegar em outro, por exemplo.
Finalidade
A finalidade do novo cômodo é muito importante para a definição de onde será construído esse anexo. Caso seja para uma criança, é ideal que seja perto do quarto dos pais. Se for para um adulto, muitas vezes privacidade será uma característica válida a considerar. Faça essa definição com antecedência para não precisar ter retrabalhos depois.
Estética
Por último, mas não menos importante, é preciso tomar certos cuidados com a estética da casa. Avalie como ela vai ficar por fora depois da ampliação. As partes novas e antigas devem fazer sentido no conjunto geral, para que ela não fique com um aspecto de ‘remendada’. Se for possível, refaça toda a pintura da casa para reforçar a harmonia. Isso pode influenciar muito no valor da construção, caso um dia você queira vendê-la.
Lembre-se de que o barato pode sair caro quando você tenta economizar nos pontos essenciais para a construção, como materiais e mão-de-obra. Mesmo que a necessidade de ampliação tenha sido repentina, não se precipite no planejamento. Não pense na ampliação como uma medida temporária, apenas para ‘quebrar o galho’, pois essa mudança será permanente na casa!