Faça você mesmo: se inspire nessas dicas e crie seu próprio guarda-roupas

Um guarda-roupa novo pode exigir alto investimento, mas existem muitas opções para fazer o próprio armário, e até mesmo closet, gastando pouco. Confira nossas dicas e faça você mesmo:

Um guarda-roupa novo pode exigir alto investimento, mas existem muitas opções para fazer o próprio armário, e até mesmo closet, gastando pouco. Confira nossas dicas e faça você mesmo:

Na hora de pensar na decoração do quarto, um dos itens mais importantes é o guarda-roupa, que é também um dos mais caros. Entre planejados e modelos prontos, o móvel costuma levar boa parte do orçamento. Mas não precisa ser assim, e os DIY estão aí para provar que você pode fazer seu próprio guarda-roupa.

Seja seguindo algumastendências de decoração ou utilizando materiais já disponíveis em casa, imaginação e mão na massa são os itens principais para criar o próprio guarda-roupa do zero.

Para isso, reunimos várias dicas, desde modelos simples, até versões que exigem um pouco de marcenaria, para ajudar a economizar na decoração do quarto. 

Conceito aberto

O modelo mais fácil para fazer você mesmo é o closet aberto, com as roupas expostas, penduradas ou em prateleiras. Além da facilidade, também é muito customizável. Antes de definir o que vai ser feito, é importante entender o que será guardado. São mais itens para dobrar? Precisa de espaço para pendurar casacos? Isso deve ser levado em consideração na hora de montar um “projeto”. Além, claro, de considerar o espaço disponível. Esse exemplo de prateleiras e araras foi feito por apenas R$ 300,00. O segredo para esse tipo de armário é manter a organização, já que tudo fica visível. Mas, também é possível aliar a parte exposta com gavetas. No vídeo abaixo, as araras deixam as roupas penduradas aparentes, enquanto as outras peças ficam em cômodas:

Usando PVC

Parece engenharia, mas não precisa de um diploma para montar um armário só de cano PVC. Quem não quiser entrar na marcenaria ou fazer furos na parede, pode contar com essa opção muito econômica para montar o próprio guarda-roupas.

Não vamos mentir, dá trabalho, exige tempo, esforço e um pouco de força nos braços para serrar os canos e lixar, mas vai resultar em um móvel único, cheio de personalidade, e o mais importante: baixo custo.

Para completar a estrutura e fazer as prateleiras, há vários tipos de madeira, que também podem se adequar ao orçamento. Uma opção em alta é a madeira pinus, mas também pode ser feita com madeira MDF ou compensado.

Além da economia, ainda contribui para um ambiente mais sustentável, já que os materiais podem ser reaproveitados de construções. Existem modelos mais simples, só com uma arara, e outros mais elaborados. Confira um exemplo de como fazer um guarda-roupa de PVC:


Integre com o home office

Nos últimos anos, muitas pessoas começaram a trabalhar de casa, e tiveram que adaptar móveis e cômodos para o home office. Agora, essa já é a realidade de muita gente, então é necessário pensar em um lugar permanente para fazer o escritório. Quem não tem espaço, precisa utilizar bem os cômodos, e integrar o guarda-roupa com a escrivaninha pode ser uma solução.

Para economizar, é possível adaptar um armário que já existe, tirando portas e abrindo espaço para fazer uma mesa, como no vídeo abaixo. Aproveite e já faça aquela limpeza no guarda-roupa, para começar o ano com tudo organizado.

 [A1]

Aproveite para reformar

Pode ser que você já tenha um armário espaçoso, até mesmo planejado, mas que já passou por muita coisa e esteja precisando de uma renovada. Nesse caso, pintar ou só envernizar já oferece um aspecto de novo.

A primeira etapa para isso é lixar o móvel todo. A seguir, aplique um fundo nivelador para selar a madeira e garantir que a tintura fique preservada por mais tempo. Aí sim, a tinta a base de água pode ser aplicada. Veja o exemplo abaixo:

E os sapatos?

Ter um móvel adequado para organizar as roupas e outros itens é importante, mas nem sempre sobra espaço para os sapatos. Ainda bem que o DIY serve para tudo, até mesmo para sapateiras.

Pode ser que o guarda-roupas esteja ótimo, mas os sapatos já não cabem mais no ambiente atual. Um modelo centopéia é ideal para quem tem muitos pares, como este aqui. Mas também dá para fazer uma versão menor usando apenas cabo de vassoura e tábuas de madeira, como neste vídeo abaixo:

Com essas dicas, fica fácil planejar seu próprio guarda-roupa, e deixar as coisas organizadas e arrumadas sem gastar muito.

Deixe um comentário