A garagem é uma parte básica do imóvel e todo mundo entende por quê. Não estamos falando de um espaço apenas para guardar veículos, mas para mantê-los em segurança, conservados e protegidos de sol e de chuva para que não percam sua durabilidade rapidamente.
Por esse motivo, ainda que muitas pessoas considerem esse espaço algo “à parte”, a garagem é mais um cômodo como qualquer outro da casa. Isso significa que deve ser pensado com o mesmo cuidado, inclusive porque a garagem quase sempre é a porta de entrada da casa e pode valorizar a fachada.
O primeiro ponto a ser levado em conta na hora de construir a garagem é o tamanho. Para isso, é preciso ter em mente de forma bastante clara quais as suas necessidades.
Mas não se engane: na hora de fazer essa conta, você não é obrigado apenas a pensar na quantidade e nas dimensões dos veículos que você vai estacionar. Uma tendência bastante atual é encontrar outras utilidades para a garagem, então pode ser que um espacinho a mais valha muito a pena!
Não é difícil entender. Vamos pensar no caso de um quintal: na maioria das vezes, esse é um espaço utilizado para lazer – piscina, churrasqueira, cadeiras, um golzinho do gramado – e algumas vezes jardinagem. Mas por que não aproveitar o espaço para começar uma horta em casa? Ingredientes fresquinhos para a sua cozinha…
Na garagem a ideia é a mesma. Como a falta de cômodos para fazer outras atividades é um problema, ainda mais depois de precisar montar um home office de última hora, uma possibilidade é utilizar o mesmo espaço dos veículos para fazer aquelas coisas que não cabem dentro da casa.
Área de lazer
Quem disse que só dá para se divertir em um quintal? Se você tiver um espaço de sobra na garagem, pode aproveitar para montar uma área de lazer. Você pode instalar uma rede, uma tabela de basquete, um golzinho pintado na parede… tem até quem coloque uma churrasqueira. Deixe sua imaginação mandar!
Oficina
Pode ser uma oficina mecânica, é claro, quem nunca viu em filmes aquelas garagens cheias de ferramentas e produtos para reparar e polir os carros? Mas também estamos falando de outros tipos, como uma oficina de artesanato, por exemplo. Se você sempre quis ter um ateliê para relaxar e se divertir, ou mesmo para produzir peças e vendê-las, a garagem pode ser o espaço ideal. Invista em prateleiras verticais e organize tudo em caixas, vai ficar show!
Espaço pet
Você pode utilizar a garagem para montar um espaço para seu pet. Mas nesse caso é melhor que ela seja coberta, assim o seu bichinho ficará sempre protegido. Durante a pandemia, o número de adoções aumentou bastante, quem sabe essa é a hora de se preparar para receber em casa um animal de estimação.
Armazenamento
“Mas eu já guardo um monte de coisa na minha garagem”, você pode estar pensando. Calma lá, não vamos confundir largar tudo na garagem com armazenar as coisas. O espaço livre pode ser utilizado para construir uma espécie de depósito informal, assim você evita bagunçar os cômodos da casa. Mas para isso, mãos à obra: além de prateleiras e espaços livres no chão, catalogue todos os objetos e caixas para facilitar o trabalho futuro.
Viu como a garagem pode ter várias utilidades? Lembre-se: o mais importante é conhecer suas necessidades e entender o que é possível fazer com o espaço disponível. Agora é a sua vez de repaginar sua garagem!
Aqui é a Solange De Oliveira, gostei muito do seu artigo
tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.