A energia solar ainda representa pouco na matriz energética do Brasil, mas vem crescendo muito nos últimos anos. Isso graças a seus diversos benefícios econômicos e ambientais, sem falar nos altos níveis de incidência solar do território brasileiro. É como se o país fosse feito para aproveitar esse recurso.
As próximas décadas prometem um aumento significativo do uso dessa fonte renovável, o que significará mais geração de empregos, maior economia e preservação ecológica. Não é à toa que os painéis solares são um dos principais materiais sustentáveis para reformar a casa.
Mas fora esse evidente benefício ambiental, permanece a pergunta: o investimento vale a pena? Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem vai construir ou reformar uma casa. Não vamos fazer suspense: sim, o investimento vale a pena.
E para não deixar dúvida, além das razões ambientais, vamos dar outros 5 motivos para você considerar investir na instalação de um sistema de energia solar.
1. Redução na conta de energia elétrica
Adotando sistemas de energia solar, é possível reduzir o valor da conta de energia em até 95%, já que não é necessário comprar a energia elétrica da concessionária.
2. Alta durabilidade
Os chamados módulos fotovoltaicos, popularmente conhecidos como painéis ou placas solares, possuem uma vida útil que pode passar de 25 anos. Os demais dispositivos técnicos e peças também têm ótima durabilidade – o inversor, por exemplo, dura no mínimo 15 anos.
3. Baixa manutenção (e baixo custo de manutenção)
Como os dispositivos têm longa vida útil, é natural que também tenham baixa manutenção. A chamada manutenção elétrica do sistema é muito simples e necessária apenas uma vez a cada 6 meses. A principal parte da manutenção é a limpeza, a qual pode ser feita pelo próprio usuário, e apenas no caso de os módulos estarem sujos.
4. Rápida instalação e geração silenciosa
Quem está construindo ou reformando está sempre preocupado com prazos e, às vezes, só quer saber se as coisas vão demorar. Não vão. O tempo médio de instalação de módulos residenciais é entre 2 e 3 dias. “Mas vai ficar fazendo barulho?”, outra pergunta comum. E outra vez, a resposta é não. Ao contrário da maioria dos processos a que estamos acostumados, o de geração de energia elétrica a partir do sol não é mecânico, o que significa que toda a “magia” acontece no mais perfeito silêncio.
5. Proteção contra a alta energética
Tradicionalmente, o preço da energia regularmente produzida aumenta drasticamente durante os períodos de maior demanda energética, isto é, as horas do dia – e especialmente no verão. Isso sem falar nos contínuos aumentos do preço de energia. A energia solar não sofre os impactos dessas flutuações, o que significa mais segurança no final do mês.
De uma vez por todas: sim, vale a pena investir em energia solar na sua casa. Energia limpa, barata e funcional no seu teto, alívio no seu bolso.