A crise ocasionada pela pandemia, infelizmente, ainda não dá sinais de melhora. Em maio, a taxa de desemprego subiu para 12,9% – isso representa mais de 7,8 milhões de postos de trabalho fechados.
Em decorrência deste cenário, seja por vontade de empreender ou por necessidade, muitas pessoas estão considerando abrir o próprio negócio. Mas é claro que, na maior parte dos casos, a verba inicial é baixa.
Por isso, viemos com 5 ideias para começar o próprio negócio gastando pouco!
- Loja virtual
Abrir um e-commerce não requer muito investimento. Você pode começar com uma pequena variedade de produtos e ir aumentando o volume aos poucos, conforme o crescimento das vendas e da notoriedade da sua loja virtual. Outra boa alternativa é vender por meio de dropshipping – sim, é uma palavra complicada, mas o conceito é simples! Funciona como se você fosse um revendedor: você vende produtos no seu e-commerce de fornecedores do mundo todo, e não precisa ter estoque nem cuidar da parte logística, pois o próprio fornecedor se encarrega da entrega. Para saber mais, confira a plataforma de dropshipping Oberlo.
- Cuidado para Pets
O mercado de pets é um dos que mais cresce no Brasil, então se você gosta de animais, pode unir o útil ao agradável! Há uma grande variedade de serviços que podem ser oferecidos, como adestramento, banho e tosa, passeio e hospedagem. As duas últimas opções, em especial, requerem um investimento bem baixo.
- Alimentação
Manda bem na cozinha? Então talvez o negócio ideal para você seja trabalhar com alimentação: a boa e velha marmita. As pessoas até podem estar passando mais tempo em casa, mas isso não significa que elas conseguem cozinhar todos os dias, ainda mais quando têm que unir o trabalho aos cuidado com a casa e filhos – está aí a sua deixa para criar sua marca de comidinhas gostosas (e talvez sobremesas também, para complementar a oferta)!
- Consultoria
Entende muito de algum assunto em especial? Então faça disso um negócio! Vender o próprio conhecimento é uma ótima opção para aqueles que querem empreender sem gastar muito. Afinal, você não precisa de nada além de tempo e bons contatos.
- Franquia virtual
Talvez você nunca tenha ouvido falar em franquias virtuais. Assim como as tradicionais, as franquias virtuais já possuem um modelo de negócio definido e uma estrutura montada para o franqueado, que precisa somente dedicar seu tempo para gerenciá-la. Existem franquias virtuais de acessórios, camisetas, suplementos, recursos humanos e serviços variados. O investimento inicial costuma ser bastante razoável.
E aí, está esperando o que para começar seu próprio negócio em 2020?