Você já ouviu falar em construtechs? Segundo a definição mais utilizada, construtechs são startups de tecnologia que atendem problemas da cadeia de valor da construção civil, em um modelo de negócio escalável e de fácil repetição.
Em outras palavras, construtechs são organizações que aplicam a tecnologia em favor do negócio, buscando resolver problemas do setor de construção. E quando as soluções são encontradas, o objetivo das construtechs é colocá-las ao alcance do mercado, a fim de melhor atender seu público-alvo, sejam mineradoras, indústrias, incorporadoras etc., ou mesmo os consumidores finais com você.
O setor da construção civil é um dos mais carentes do mercado em termos de evolução e adoção tecnológica, sabia? Por esse motivo as construtechs tem tido um papel muito importante no ramo, que sofria com a estagnação há algum tempo.
É por isso que o campo de atuação das construtechs é extenso e pode se relacionar a processos, gerenciamento de obras, gestão de ativos, projetos e financiamentos, cotação de preços, compra de materiais, aluguel de equipamentos, manutenção e decoração predial, entre outros. Já dá para imaginar a quantidade de benefícios, não é mesmo?
Mas vamos pensar em um exemplo prático. Todo mundo sabe como uma obra é trabalhosa e pode ser estressante. E um dos momentos mais cansativos é a compra de materiais. Para não perder dinheiro, é necessário pesquisar muito bem, comparando diversos preços em diferentes lojas de materiais, bem como realizando múltiplos orçamentos.
Nesse caso, além de ser uma tarefa extremamente cansativa – imagine ligar, visitar e abrir mais de dez, quinze, sites para comparar preços –, pode se tornar longa e prejudicar o andamento da obra. Para evitar isso, há construtechs especializadas em cotação de preços de materiais, diminuindo o tempo de atendimento e agilizando o orçamento, às vezes em até metade do tempo comum.
E não estamos falando “apenas” de diminuir o tempo. Utilizando a internet e o sistema de GPS, o sistema da construtech localiza os fornecedores com lojas mais próximas, computando também quem pode atender mais rápido e com os melhores preços.
Em um setor tão importante como a construção civil, o uso da tecnologia não é apenas um modo de melhorar a produtividade interna, mas principalmente de oferecer aos agentes da cadeia de construção e ao consumidor final as melhores condições de negócio.
Um futuro promissor espera as construtechs.