Os corretores de imóveis acumulam muitas funções: vendedor, administrador, decorador, às vezes até uma faxina é preciso encarar para deixar o imóvel o mais atrativo possível. Mas existe outra função muitíssimo importante: encantador de clientes!
Um corretor precisa saber influenciar o cliente de forma positiva, motivando-o e ajudando-o a fazer a escolha certa, que mais se encaixe com o seu perfil. Afinal, de nada adianta tentar vender um imóvel ou terreno para um tipo de público fora do target, pois você estará desperdiçando o seu tempo e também o do comprador.
Veja agora algumas dicas que te ajudarão a encantar os clientes (certos):
- Saiba ouvir
Um corretor não deve apenas saber vender e negociar – também é fundamental saber ouvir o seu cliente, tanto para conseguir entender exatamente que tipo de imóvel ele está buscando, quanto para demonstrar empatia. Isso criará um bom relacionamento entre vocês, o que aumentará consideravelmente a chance de fechamento.
- Seja honesto
Não tente falar sobre atributos que aquele imóvel não possui, ou comentar sobre condições de pagamento especiais que você não conseguirá cumprir. Se o cliente perde a confiança em você, além de não fechar o negócio, ainda pode espalhar a notícia e prejudicar o seu trabalho no futuro.
- Ofereça serviços extras
Quando você supera as expectativas, surpreende positivamente o seu cliente! Sempre que possível, ofereça serviços adicionais. Por exemplo, você pode fazer parcerias com empresas de mudança, decoração e serviços gerais, assim quando o cliente for se mudar, ele poderá contar com alguns benefícios que só você pode ofertar. Isso faz toda a diferença e, certamente, irá render indicações para familiares e amigos.
- Não seja insistente demais
Sabe quando você entra em uma loja e o vendedor não sai do seu pé? Da mesma forma que você não gosta de insistência, o seu cliente também não. Por isso, dê espaço para ele pensar e avaliar suas possibilidades. Não force a barra, seja paciente e, dando abertura para que ele faça tudo em seu tempo, as chances de que ele compre/alugue com você, aumentam.
- Trabalhe o pós-venda
O seu trabalho não acaba quando o cliente fecha com você! Um atendimento só é considerado realmente excelente quando você se preocupa com o pós: esteja à disposição para ajudar o cliente e tirar dúvidas, além de manter o relacionamento por meio de contatos periódicos.
Bons negócios, corretor!