Administrar o cumprimento do cronograma e a gestão financeira de uma obra não é uma tarefa fácil. Ainda que você conte com o imprescindível auxílio de um engenheiro ou arquiteto, é muito importante acompanhar de perto e, de preferência pessoalmente, as etapas da sua construção para que ela fique do jeito que você planejou, passando pelo menor número de imprevistos possível. Para que isso aconteça, confira as 3 dicas que separamos para você:
- Faça um check-list
Fazer uma lista das tarefas e necessidades é um dos recursos mais úteis para evitar atrasos e problemas durante a obra. Procure enumerar, de maneira organizada e detalhada, as principais etapas a serem cumpridas: licenciamentos, contratação da mão de obra, agendamento com fornecedores, prazos de pedidos de material, além dos recursos financeiros. Mantenha esse documento com você e o atualize sempre que tiver uma data limite para execução de algum passo e também para riscar o que já foi feito.
- Antecipe ações
Existem vários fatores que podem causar o atraso de uma obra, mas alguns deles você pode evitar tomando uma simples atitude: se comunicar. Sempre que possível esteja presente e converse com o mestre de obras e operários. Procure perguntar sobre os prazos previstos e antecipe a entrega dos materiais necessários para o bom andamento do projeto, dessa forma não corre o risco do pedreiro deixar de trabalhar um ou mais dias por falta de insumo. Aproveite também para recepcionar os materiais de construção e fazer a devida conferência e fiscalização do processo de estocagem.
- Respeite as leis e o espaço do outro
Toda obra faz bagunça e gera entulhos, isso é um fato. Mas existem algumas situações que podem ser contornadas, evitando assim reclamações ou até mesmo multas para o proprietário. É importante estar de acordo com as legislações, como por exemplo, gerar ruídos excessivos e desnecessários em horários estabelecidos pela Lei do Silêncio ou deixar entulhos na calçada. Se a quantidade de lixo que sua obra está produzindo for muito grande, considere o aluguel de uma caçamba para manter tudo organizado. Enfim, a presença do proprietário da obra para supervisionar essas ações é indispensável.
Com um planejamento bem estruturado, administração e gerenciamento, temos certeza que a sua obra irá terminar mais rápido, com mais qualidade e menos custos!