A fase final da obra costuma ser a etapa mais empolgante para o proprietário, pois o imóvel perde o aspecto de obra de base e começa a tomar forma, dando a impressão de estar praticamente pronto. São tantas as possibilidades e detalhes, que é também uma das fases mais demoradas e caras. É o momento de escolha e aplicação de pisos e revestimentos, instalação de pedras, execução de forro, pintura e instalação de esquadrias (portas, janelas, portões, etc) e até vidros. A decisão certa pode poupar tempo, dinheiro, além de fazer menos sujeira, por isso, confira algumas dicas:
- Pesquise preços e escolha materiais de qualidade
O preço dos materiais utilizados no período da construção base, como tijolos ou cimentos com as mesmas especificações de qualidade, não costumam variar muito. Mas os materiais de revestimento, como azulejos, pisos e louças, costumam ter preços bem diferentes e podem elevar muito o custo de uma construção ou reforma. Por isso, pesquise e compare os preços entre lojas, mas também verifique a qualidade do produto para não ter problemas futuros.
- Tire as medidas corretamente
Uma dica que parece óbvia, mas que às vezes acabamos não dando muita atenção e optando por fazer apenas uma média. Com as metragens corretas em mãos, é possível comprar a quantidade necessária e aumentar apenas um pouco para usar em casos de perdas ou danos, evitando assim desperdícios.
- Produtos de ponta de estoque
Aproveite as ofertas e melhores custos de outlets e produtos de ponta de estoque, mas fique atento a produtos fora de linha, pois apesar de terem um preço mais atraente, em caso de necessidade de reparos futuros você pode ter prejuízo ao não encontrar mais a peça para repor e ter que mudar tudo do zero. Falando nisso, segue uma dica preciosa: anote o código das cores que utilizar e guarde para não se confundir com tonalidades parecidas.
- Na hora de priorizar o investimento, decida pelo piso
Todos os revestimentos são importantes, mas o piso é o elemento chave da finalização de uma obra. É indispensável que ele seja de boa qualidade, pois é o material que sofre mais com a ação externa e circulação de pessoas. Quanto melhor for o piso da sua casa, maior será o tempo que ele levará para deteriorar.
Por fim, considere contar com o auxilio de um profissional especializado para ajudar a planejar o acabamento e escolher os produtos mais adequados para sua casa. Será muito mais tranquilo e, acredite, pode sair mais barato do que fazer tudo por conta própria!