Quanto vou gastar com impostos ao construir a casa própria?

A casa própria é um sonho da maioria das famílias brasileiras. Mas e quando decidimos encarar o desafio de assumir a construção nós mesmos, como começar? Hoje vamos falar um pouco sobre os principais impostos incidentes na construção de uma casa, e alguns investimentos adicionais que fazem a diferença no resultado final.

 

Compra do terreno

Após encontrar o local perfeito para viver, é importante avaliar as opções de terrenos disponíveis na região, já com o planejamento da construção em mãos! Lembre-se de contratar um arquiteto, engenheiro ou mestre de obras para te apoiar na construção do projeto sempre que possível, pois ele pode te fornecer dicas importantes para a escolha do melhor terreno para seu lar.

Tomada a decisão pelo local perfeito, é necessário efetuar a escritura do mesmo em um cartório de nota e registro de imóveis. Os serviços efetuados pelo tabelião tem custos variáveis, e incluem além da escritura de compra e venda, o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) e registro da escritura.

Lembre-se de checar a tabela de preços destes serviços no cartório e somar estes custos ao total que você aceitou pagar pelo imóvel e pela elaboração do projeto. Dessa maneira, você terá uma visão precisa dos custos antes de iniciar a construção, e poderá se planejar melhor.

Construindo seu lar

Com o terreno legalizado para começar a obra, chega a hora de contratar os profissionais que vão trabalhar no seu projeto e comprar os materiais de construção. A contratação de todos os profissionais envolve o pagamento de tributos como o INSS e o ISS, seja na contratação de profissional autônomo ou através de uma empresa fornecedora de mão-de-obra.

O risco de não estar em dia com o pagamento de tributos é ter problemas trabalhistas em caso de acidentes na sua obra, portanto, é importante checar com a prefeitura de sua cidade como funciona o recolhimento destes impostos ou então contratar toda a mão-de-obra via empresa especializada, assim, o recolhimento será realizado por eles e caberá a você pagar uma nota fiscal de serviço.

Quanto aos materiais de construção, vale a regra maior: pesquise! Planeje e supervisione o uso de materiais junto com os profissionais da obra para não pecar pelo excesso, incorrendo em custos desnecessários, ou pela falta, atrasando o seu projeto.

Fim da obra

O fim da obra marca o início de uma nova etapa: a regularização junto aos órgãos públicos. São eles: INSS, a prefeitura e cartório de registro de imóveis. Terminada a obra, o proprietário ou o arquiteto/engenheiro contratado, deverá solicitar o “habite-se”, nome popular para o “Auto de conclusão” da construção, e a CND – Certidão negativa de débito.

Com estes documentos em mãos, mais o carnê do IPTU do terreno (ou ITR no caso de imóveis rurais) e o auto de conclusão da obra (habite-se), o proprietário ou seu representante deverá ir ao cartório de registro de imóveis da região para poder averbar a construção no terreno, ou seja, fazer constar nos registros públicos que no lote de determinado terreno foi feita a construção de uma casa.

 

A construção de uma casa é um grande desafio, mas muito recompensador! Se esta buscando o empreendimento ideal para abrigar seu novo lar, lembre-se que na MetalLand você encontra as melhores opções, sempre contando com a experiência e confiança desta equipe que esta há mais de 77 anos transformando sonhos em realidade.

Deixe um comentário