A escolha de morar em casa ou apartamento envolve diversos fatores, desde financeiros até comportamentais. É preciso entender, antes de mais nada, o momento da sua família e que tipo de ambiente se encaixa melhor com o estilo de vida de vocês.
Se você está nesse momento de dúvida, veja a comparação que fizemos entre os dois tipos de habitação, que pode te ajudar a decidir.
Apartamento
O maior objetivo da construção de moradias verticais, como os prédios, é otimizar o espaço de um terreno. Por isso, a maioria dos apartamentos são pequenos, pensados para casais sem filhos ou famílias menores.
Alguns preferem morar em apartamento por uma questão de segurança. Com câmeras e portarias 24h, os prédios são considerados mais protegidos, o que pode ser um benefício principalmente para pessoas que chegam tarde em casa ou moram em regiões mais perigosas. Essa praticidade também se aplica a estrutura de academia, piscina e outras utilidades que alguns condomínios oferecem.
Caso você esteja pensando em economia, a manutenção de um apartamento pode ser mais em conta do que a manutenção de uma casa. Porém, assim como aluguel e condomínio, isso vai variar muito de acordo com o tamanho do local e da estrutura oferecida. Além disso, se o apartamento for antigo, pode gerar muitos gastos com encanamentos, deterioração de itens, etc.
Por fim, antes de se mudar para um apartamento é preciso garantir que seus familiares vão se adaptar a esse ambiente, à altura e elevadores (dependendo do andar) e até às regras criadas para que a convivência entre condôminos seja tranquila. Nem sempre é fácil viver parede com parede com outra família.
Casa
As casas são as moradias mais indicadas para famílias que precisam de mais espaço, seja qual for o motivo. Com a possibilidade de ter mais cômodos internos e até áreas abertas, elas permitem mais liberdade e privacidade aos moradores.
Você pode receber amigos, ouvir música e assistir TV no último volume, sem reclamações de barulho vindas dos vizinhos (de baixo ou de cima). Também é possível ter um quintal, dar mais espaço aos animais de estimação, plantar um jardim e ter uma área de lazer de acordo com as preferências da família – churrasqueira, quintal para as crianças brincarem…
Apesar de não serem tão práticas quanto os apartamentos, as casas te dão mais autonomia em relação a mudanças e reformas. Caso o espaço se torne pequeno daqui a algum tempo, é possível aumentá-lo com uma reforma, criando novos cômodos ou potencializando o tamanho dos já existentes.
Para as famílias que se preocupam com segurança e sentem que em uma casa estarão mais expostas, também existe a opção de buscar uma residência em um condomínio fechado, unindo o melhor dos dois mundos.
O custo de moradia em uma casa, dependendo de seu tamanho, pode ser maior do em um apartamento, por isso, antes de tomar essa decisão, é preciso colocar tudo no papel.
Com planejamento e paciência, é possível encontrar o lugar ideal para você e sua família. Conte com a MetalLand para te ajudar nessa tarefa!