Tudo sobre quadros na decoração: tipos, tamanhos e DIY

Veja as principais opções de quadros para ter em casa e entenda como escolher o modelo ideal e até mesmo fazer a própria arte

O uso de quadros é um dos maiores “truques” da decoração, pois permite combinar cores e estilos e criar um ambiente criativo e aconchegante sem precisar gastar muito. Uma moldura, pintura ou impressão gráfica podem fazer toda a diferença em casa. Por isso, neste texto vamos contar tudo sobre quadros na decoração.

Além de deixar os ambientes mais bonitos, os quadros são versáteis e podem compor o ambiente para destacar a personalidade dos moradores. As cores da moldura e das artes podem complementar a paleta determinada para o espaço, e o estilo das peças pode combinar com o estilo da decoração.

Se a casa tiver uma inspiração mais industrial, por exemplo, as imagens podem ser em preto e branco com molduras pretas. Ou se o boho for o tema escolhido, estampas de folhagens e complementos com corda podem compor os itens.

Quadros na decoração

Antes de mais nada, entenda que incluir quadros na decoração não significa necessariamente uma pintura. Fotos, desenhos, pôsteres, imagens abstratas e gravuras podem fazer parte, até mesmo misturados. Veja alguns exemplos:

Fotografias

Ter fotos da família e dos amigos é sempre uma forma de dar vida a um ambiente, mas quando se trata de fotografias em quadros na decoração, a ideia é usar imagens que reflitam a personagem dos moradores.

Fotos de praias, de mar ou montanha, por exemplo, podem indicar um espírito mais aventureiro. Já imagens de fotógrafos conceituados apontam para um gosto pela arte.

Gravuras

Muitos artistas brasileiros imprimem uma característica original e regional a seus trabalhos, e refletir isso em casa dá um toque especial ao ambiente. Para quem gosta de viagens, essa pode ser uma forma de trazer uma parte dos locais que visitou para a sala ou o quarto.

As gravuras também podem estar relacionadas com temas de interesse das pessoas, ou ainda serem abstratas, com imagens e formas com cores específicas que complementam os tons dos móveis, tapetes e cortinas.

Pôsteres e animações

Para quem gosta de cultura pop, filmes, desenhos animados ou até mesmo bandas e artistas específicos, evidenciar uma obra na parede de casa é uma boa opção. Alguns pôsteres podem representar filmes que são icônicos ou ainda uma turnê ou show especial do artista favorito.

Obras de arte

Claro que incluir uma obra de arte também é uma opção. Seja de artistas contemporâneos ou clássicos, a pintura se destaca e pode ser a peça central em uma decoração minimalista.

Como incluir quadros na decoração?

Depois de definir qual estilo de quadro combina mais com o ambiente, chegou a hora de definir o tamanho e onde eles ficarão. Ao escolher o local, é importante que não conflite com outras coisas. Por exemplo, a parede onde fica a televisão já tem uma informação de destaque.

O ideal é usar um espaço maior, ou complementar uma área da casa onde não há tanto espaço para decorar, como a sala de jantar. Veja as principais formas de colocar quadros na decoração:

Só molduras

Uma característica da decoração que se popularizou nos últimos anos é o uso de simetria na pintura. Algumas pessoas imprimem cor ao ambiente pintando meia parede, ou um canto específico para dar volume e cor.

Com isso, os objetos decorativos podem acompanhar esse conceito de simetria e as molduras se transformam na própria decoração.

Prateleiras

Uma maneira econômica e simples de dar um upgrade na decoração é fixar uma prateleira e incluir alguns quadros e outros objetos decorativos. Opte por uma parede inteira, e complemente com plantas trepadeiras, como a jibóia.

Composição

Quem tem uma parede muito grande para preencher pode optar por fazer uma composição com diferentes tipos de quadros ou pinturas. Os itens devem dialogar entre si de alguma forma, mas os tamanhos das imagens podem se diferenciar, criando uma espécie de galeria.

Nesse caso, misturar imagens com fotos da família pode ser uma boa opção, criando uma parede de memórias.

Complementares

Quem é adepto do “menos é mais” e quer ter apenas um ou dois quadros pode buscar por imagens semelhantes que se complementam, como por exemplo, duas imagens de mar ou fotos de folhas, mas com padrões distintos.

Esse estilo pode combinar com a parede acima do sofá ou da cama, mas nesse caso o ideal é que o tamanho e moldura sejam os mesmos. 

DIY de quadros

Agora que você já sabe tudo sobre quadros, que tal fazer o seu? Muitas pessoas podem pensar que não têm criatividade para fazer a própria arte, mas essa pode ser uma chance de relaxar e, quem sabe, encontrar um novo talento? Veja exemplos de DIY:

Massa corrida e tinta acrílica:

Drywall:

Tecido:

Apostar em quadros na decoração, e ainda desenvolver as próprias artes ajuda a criar um ambiente original e cheio de personalidade, além de ser uma grande economia na hora de dar cara nova à casa.

Deixe um comentário