Conheça nossas dicas para adaptar e criar mais espaço no cômodo com mais necessidade de armazenamento da casa
A decoração de cozinha pequena é um dos principais desafios na hora de montar uma casa. O ambiente costuma exigir uma alta quantidade de armazenamento e, mais importante: de fácil acesso.
A cozinha conta com itens grandes, como utensílios, além de alimentos e muitas peças usadas com frequência como pratos, copos e talheres. Além disso, fazer móveis planejados pode ultrapassar o orçamento disponível, portanto o jeito é apostar na criatividade e colocar a mão na massa para deixar o espaço adequado.
Modelos de cozinha pequena
Quando se trata de decoração, o primeiro passo é pensar nas combinações estéticas que deixarão o ambiente mais harmonioso. Isso vai interferir na cor da madeira e até nos detalhes como puxadores e potes de condimentos.
Pode ser também que o espaço precise de uma renovação nas paredes e pisos. No caso do chão, pode ser feita uma pintura ou até mesmo uma nova cobertura com cimento. Além disso, uma camada de tinta na parede com produto adequado para azulejo ajuda a deixar o ambiente mais moderno.
Com isso definido, é a hora de começar a reorganizar tudo. Veja nossas dicas:
Aproveite os espaços
Como falamos, fazer móveis planejados pode ser caro, mas uma alternativa prática e muito econômica é o uso de prateleiras. Quando o ambiente é pequeno, essa se torna uma solução ideal, pois não ocupa espaço no chão.
O ideal é tentar aproveitar toda parede disponível, portanto analise o ambiente e veja onde as prateleiras podem ser instaladas. Acima do fogão ou da pia, até mesmo acima da mesa, se for possível. Veja como o uso de prateleiras tornou a cozinha mais harmoniosa e aumentou o espaço de armazenamento no vídeo abaixo:
Quando falamos em aproveitar todos os espaços, significa todos mesmo, incluindo os cantos. Se puder usar uma das extremidades da cozinha, crie seu próprio armário usando madeira pinus, como no modelo abaixo:
A parte boa de criar os próprios móveis é poder ajustá-los ao tamanho disponível. Se houver uma sobra de parede entre a porta e o fogão ou a geladeira, que tal fazer a própria estante? Ao invés de fazer várias prateleiras, crie um móvel só, já considerando a altura de objetos como liquidificador na hora de medir a distância entre uma tábua e outra. Confira este exemplo:
Adapte
Outra possibilidade para espaços pequenos é criar móveis adaptáveis, com uma configuração retrátil. Cozinhas com pias pequenas e sem bancada podem transformar o ato de cozinhar em uma dificuldade, mas ao criar uma bancada retrátil, amplia-se a superfície útil só quando for necessário.
O exemplo abaixo, feito para funcionar como um home office, pode ser adaptado para a cozinha e a madeira que fica fixada na parede ainda pode servir como porta-temperos:
Faça um armário
Como mostramos acima, existem formas de aumentar o espaço de armazenagem através da instalação de prateleiras e estantes. Mas, um armário com portas também é útil, especialmente para esconder e proteger alguns utensílios.
E um local que pode servir para isso é embaixo da pia. Em alguns casos, só a instalação de prateleiras já duplica a área disponível, mas é possível também fazer um armário do zero. No vídeo abaixo, o móvel foi feito usando peças reaproveitadas de um guarda roupa.
O ideal é medir com atenção e pedir a um serralheiro que corte as madeiras, e depois, usando as ferramentas adequadas, é só construir seu próprio armário. Para finalizar, ele pode ser pintado de acordo com a paleta de cores escolhida para o ambiente.
Crie sua própria ilha
Alguns espaços são tão limitados que não permitem esse tipo de solução, mas é possível ter uma ilha em cozinha pequena, e é mais fácil do que você imagina fazer uma. A ideia da ilha funciona como uma espécie de bancada e pode ajudar na hora de cozinhar, e ainda ter espaços próprios de armazenamento.
Essa também pode ser uma chance de renovar um móvel antigo, como no exemplo abaixo, onde uma cômoda virou uma ilha. Confira:
A melhor forma de economizar na decoração de cozinha pequena é criando seus próprios móveis e reaproveitando, usando os espaços disponíveis com criatividade, sempre priorizando a facilidade do uso no dia a dia.