Veja ideias simples para renovar os ambientes e deixar a casa fresca e preparada para os dias mais quentes do ano
O calor chegou de vez no Brasil e a tendência é que a temperatura continue alta pelos próximos meses com a entrada da estação mais quente do ano. Isso significa mais tempo com ventilador e ar condicionado ligado, bebidas geladas e roupas mais leves. Refrescar a casa no verão pode ser um desafio, ainda mais para quem tem pouco espaço, mas estamos aqui para mostrar que não é impossível.
Alguns truques simples podem deixar o ambiente mais agradável, tornando o lar mais adequado para suportar o calor brasileiro. Confira:
1- Adeus tecidos pesados
Algumas pessoas optam por tapetes felpudos ou mantém edredons e cobertores na cama para deixar o quarto mais arrumado, mas agora é a hora de dizer tchau temporariamente para esses itens. Quem tem tapetes grandes ou cortinas escuras deve considerar trocar esses itens por peças feitas com tecidos mais leves e cores claras.
Algodão e linho são os mais indicados, em tons mais neutros, como bege, cinza e azul e verde claro. Isso serve também para a roupa de cama, almofadas e capas ou malhas utilizadas no sofá. Quem não quer abrir mão dos tapetes pode substituir por modelos com palha ou cordas.
Você pode se inspirar na decoração escandinava ou ainda apostar em cimento queimado para transformar o ambiente e ainda deixar a casa mais estilosa.
2- Deixe a cortina fechada
Pode parecer estranho sugerir manter a casa “fechada”, mas a cortina bloqueia o sol e impede que os ambientes esquentem muito. Portanto, quando não estiver em casa, considere fechar cortinas e persianas. Se puder, invista também em um blackout, que ajudará a bloquear o calor.
Isso vale, claro, para quando a casa estiver vazia. Já no período da noite, quando estiver na residência, tente deixar o máximo de janelas abertas, para facilitar a circulação do ar e ajudar a refrescar o ambiente.
3- Cultive plantas
As plantas são ótimas aliadas da decoração. Além de ajudar na composição dos ambientes, tornar a casa mais alegre e contribuir para um lar mais sustentável, elas ainda podem refrescar o espaço.
As plantas ajudam na limpeza do ar e, por conta da fotossíntese, produzem umidade, que ajuda a aliviar o calor.
4- Mantenha equipamentos limpos
É difícil lutar contra o aumento da conta de energia neste período, mas algumas soluções simples podem ajudar, como por exemplo evitar banhos quentes e usar o modo “verão” do chuveiro, se houver.
Já os equipamentos como ar-condicionado precisam ser inspecionados e passar por uma manutenção, incluindo limpeza. Isso porque a sujeira contribui para o mal funcionamento, que exigirá que ele trabalhe com mais potência e por mais tempo para suprir o calor, aumentando o consumo.
5- Aproveite a luz natural
Sim, falamos aqui em cima sobre deixar as cortinas fechadas, mas essa dica vale para quando a casa estiver vazia. Enquanto estiver em seu lar, aproveite ao máximo a luz natural, já que no verão os dias são mais longos. Assim, economiza também na conta de luz.
Ainda falando em iluminação, não se esqueça de trocar as lâmpadas para modelos de LED, que economizam até 80% de energia.
6- Umedeça o ambiente
O verão costuma ser um período mais seco o que, além de aumentar a sensação de calor, acarreta problemas de saúde como doenças respiratórias. Para manter a casa mais úmida, é possível contar com um umidificador mas, como estamos falando em economizar energia, existem formas mais baratas de fazer esse processo.
Antes de dormir, encha baldes ou vasilhas com água e coloque embaixo da cama ou no canto do quarto. O mesmo pode ser feito em outros cômodos. Só não esqueça de trocar o conteúdo diariamente para evitar água parada.
Essas dicas simples ajudam a refrescar a casa no verão, além de manter o ambiente agradável para suportar as altas temperaturas que alcançaram o Brasil.